Saiba por que Carrefour vendeu 80% da operação na China

Reportagem SA+ -

Suning.com é nova controladora da operação da rede supermercadista no país asiático

O Grupo Carrefour fechou acordo para vender 80% de sua operação na China à varejista local Suning.com , em uma transação cujo valor em dinheiro equivale a 620 milhões de euros. Considerando o valor de mercado, o negócio avalia o Carrefour China em 1,4 bilhão de euros.

A varejista francesa manterá 20% de participação e duas das sete cadeiras no conselho de supervisão do Carrefour China. O negócio já foi aprovador pelo conselho global do Carrefour e depende apenas da aprovação por parte de órgãos reguladores no país asiático.

Com 210 hipermercados e 24 lojas de proximidade em territótios chinês, onde atua desde 1995, o Grupo Carrefour seguiu tendência de outras redes europeias que reduziram presença no país que conta com umas economias mais aquecidas do planeta. A razão principal é o rápido crescimento das compras online naquele mercado, o que tem beneficiado gigantes nascidos no comércio eletrônico como Alibaba, JD.com e TMall.

A Suning.com, nova controladora do Carrefour China, é a terceira maior plataforma de comércio eletrônico chinesa e também conta com 8.881 lojas físicas em nada menos do que 700 cidades.

 

Fonte: Valor Econômico