Saiba como evitar a procrastinação de tarefas

Reportagem SA+ -

Está demorando para terminar as atividades profissionais? Então essa dica é para você

Estresse, cansaço, descontentamento, problemas pessoais. São muitas as razões a influenciar negativamente a produtividade no ambiente profissional. O problema é que demorar tempo demais para dar conta das tarefas só aumenta a ansiedade e, claro, acende o sinal de alerta em relação ao desempenho. 

Na tentativa de minimizar o problema, é comum tentar tirar da frente as tarefas mais fáceis primeiramente. No entanto, essa não é uma boa estratégia, conforme identificou recentemente a pesquisadora Maryam Kouchaki, professora associada de administração da  Kellogg School of Management , escola norte-americana de formação de executivos. 

“A curto prazo, a pessoa pode realmente se sentir satisfeita, menos ansiosa. No entanto, ao evitar as tarefas difíceis indefinidamente também elimina oportunidades de aprender e melhorar as habilidades", observa a professora. A longo prazo, a estratégia se revela falha para a pessoa e para a empresa em que trabalha. 

A recomendação é realizar primeiro as tarefas mais difíceis. Outra dica é dividir trabalhos complexos em partes menores para que haja a sensação de satisfação ao concluir cada etapa. Afinal, como destaca Maryam Kouchaki: "um funcionário que conclui muitas tarefas fáceis todos os dias pode parecer produtivo, mas não realiza o que realmente importa".

 

Fonte: Exame