Rede de supermercados Auchan prepara nova investida para adquirir Carrefour

Reportagem SA+ -

Grupo está conversando com fundos de private equity para uma possível oferta conjunta

Foto: Divulgação

A rede de supermercado Auchan continua interessada em adquirir o Carrefour. Segundo fontes do mercado, o grupo está desenhando uma nova proposta de aquisição, que inclui conversas com fundos de private equity, como a CVC Capital Partners, para uma possível oferta conjunta.

No ano passado, a rede já havia feito uma oferta para comprar o Carrefour por 16,6 bilhões de euros. Se a Auchan conseguir concluir a operação agora a família Mulliez, fundadora da marca, vai criar a maior rede de supermercados da França e fortalecer sua posição em meio aos desafios pelos rivais alemães de baixo custo.

O mercado francês de alimentos é considerado maduro para consolidação em meio à competição acirrada de varejistas como Aldi e Lidl. A líder, a Leclerc SA, tem 22,7% do mercado, seguida pelo Carrefour com 19,4%, segundo dados da empresa de pesquisas Kantar. Auchan está em quinto lugar, com 9,2%.

A rede Auchan tem sido afetada por sua exposição aos maiores hipermercados, um grande balcão único que vende de tudo, desde alimentos a roupas. No caso deles, muitos estão localizados em subúrbios de cidades no norte da França, uma região que está enfrentando dificuldades econômicas, de acordo com Clement Genelot, analista da Bryan Garnier. Esse formato vem perdendo o apelo junto aos clientes.

No final do ano passado, a família Mulliez cobrou a alta administração da Auchan com o objetivo de acelerar as transições alimentares e digitais, bem como o interesse em tornar o processo de tomada de decisão mais ágil, disse então. "A família Mulliez não pode consertar Auchan por conta própria", disse Genelot por email. “É por isso que não há outra escolha a não ser um acordo de fusão e aquisição com o Carrefour.”

Um acordo entre dois das maiores redes de supermercados da França aconteceria em um momento delicado, menos de quatro meses antes das eleições presidenciais de abril. Uma combinação pode levar a cortes de empregos na França devido a sobreposições, enquanto desencadearia o escrutínio antitruste dos reguladores.

Cenário no Brasil

Caso o negócio seja concretizado, a família Mulliez estrearia no segmento alimentar no Brasil, onde já atua com outros negócios varejistas, como as redes Decathlon e Leroy Merlin. A operação brasileira é uma das fortalezas globais do Carrefour, sobretudo pela força da bandeira de cash & carry Atacadão. 

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Fonte: Valor Econômico