Preço da carne de frango aumentou quase 19% neste ano

Reportagem SA+ -

Valores em alta dessa e de outras proteínas impactam nos produtos natalinos

Quando a carne bovina fica mais cara – como está acontecendo neste momento –, o consumidor brasileiro costuma elevar o consumo de frango. Neste final de ano, no entanto, as aves não estarão entre as alternativas mais em conta.

Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), vinculado à Universidade de São Paulo (USP), constatam que, desde o começo do ano, o preço da carne de frango acumula alta de 18,8% no atacado de São Paulo, importante referência no setor. Outro indicador, esse do IPCA, mostra avanço de 8,69% no valor do frango inteiro em todo o Brasil nos últimos 12 meses até outubro.  

Diferentemente das carnes bovinas, cujos preços estão em alta por conta do grande volume de exportações, no caso do frango a situação tem relação, sobretudo, com um ajuste de produção realizado para minimizar os altos estoques do setor no ano passado.

O cenário de preços em alta nas proteínas em geral tem efeitos na ceia de Natal. Grandes indústrias do setor reajustaram preços de produtos natalinos – incluindo suínos – , em alguns casos em até 30%.     

Fonte: Valor Econômico