Pesquisa mapeia consumo de orgânicos por Região do País e resultado surpreende

Reportagem SA+ -

Apesar da maior força econômica, Sudeste aparece apenas em terceiro lugar em proporção da população que adquire esses alimentos

Pesquisa do Organis – Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, feita juntamente com a   Bra!n , empresa de inteligência de mercado e pesquisa estratégica, mapeou diversos aspectos relacionados ao consumo de orgânicos no Brasil. Um dos resultados mostra um certo equilíbrio entre as regiões do Brasil em relação à proporção da população que costuma comprar esses produtos. 

Entre as pessoas que haviam adquirido orgânicos ao menos uma vez nos 30 dias anteriores à pesquisa, o maior índice em relação à população aparece no Sul, com 23% de respostas positivas. O resultado não é tão diferente no Nordeste, que aparece a seguir com 20% dos entrevistados afirmando ter levado orgânicos para casa recentemente.

Apesar de ter a economia mais desenvolvida do País, o Sudeste aparece apenas em terceiro lugar, com 19% da população tendo comprado orgânicos nos 30 dias que antecederam a realização da pesquisa. A quarta posição ficou para o Centro-Oeste, com 17%. A maior disparidade aparece no Norte do Brasil, onde apenas 14% dos entrevistados haviam adquirido algum orgânico no período de até um mês antes do levantamento. Considerando todo o Brasil, 19% dos 1.027 entrevistados haviam feito compra de orgânicos no período analisado.