Pão de Açúcar expande programa que valoriza pequena produção sustentável

Reportagem SA+ -

Com novos produtos, "Caras do Brasil" passa a integrar o portfólio de 12 lojas

Criado em 1999 com o propósito de incentivar o desenvolvimento da cadeia de produção alimentar sustentável, com foco em pequenos fornecedores de produtos representativos das diferentes culturas culinárias regionais, o programa “Caras do Brasil” acaba de ser ampliado pelo Pão de Açúcar . Para fomentar a produção em meio à pandemia, a bandeira de supermercados do GPA expandiu o programa das atuais 7 para 12 lojas na cidade de São Paulo, além de passar a disponibilizar sortimento mais amplo aos consumidores. 

Atualmente, são 28 produtos e 12 produtores, com novidades a exemplo de tomate seco e molho de tomate da Região Sul, crispy de tapioca da Região Nordeste e pasta de amendoim com baru da Região Centro-Oeste. Desde a sua criação, já passaram pelo programa mais de 100 pequenos negócios.

“O Pão de Açúcar tem a sustentabilidade como um de seus pilares estratégicos e o programa ‘Caras do Brasil’ representa esse propósito de maneira prática com o fomento direto ao pequeno produtor. Além de um relacionamento cuidadoso com esses parceiros comerciais, em que eles têm acesso a processo diferenciado de cadastro e condições de pagamento, decidimos fortalecer esta parceria com uma antecipação de pedidos dos produtos, de modo a contribuir para o melhor planejamento da produção e que consigam se manter mesmo neste momento de pandemia”, conta Othon Vela, diretor de marketing do Pão de Açúcar.

De acordo com o GPA, as vendas de produtos cadastrados no "Caras do Brasil" crescem, em média, 20% ao mês. Para dar ainda mais visibilidade aos itens desses pequenos produtores, uma nova campanha estreou nas redes sociais com o conceito “Quando a gente apoia juntos, o pequeno fica gigante”. A criação é  da agência  BETC/Havas .