O que os supermercados têm feito no chão de loja para evitar contaminações

Viviane Sousa -

Medidas já adotadas ajudam a proteger funcionários e clientes

Em meio à pandemia de Covid-19 é importante que os supermercados busquem soluções para combater os riscos de contaminação de seus colaboradores. O ideal é que seja feito o gerenciamento de risco, conforme previsto na norma NR9 do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. “Nesse processo, deverão ser identificados todos os riscos de saúde e integridade a que os colaboradores possam estar sujeitos. A partir daí, precisam ser tomadas medidas para protegê–los”, explica Jonathan Ribeiro, especialista em segurança do trabalho e diretor da  Tecnoseg Consultoria . A N95 (Máscara), que já virou símbolo desta pandemia, é um dos EPIs que podem ser utilizados nesta situação pelos colaboradores da linha de frente. "Mas com está em falta no mercado, a recomendação é que as empresas busquem por alternativas que mitiguem riscos", destaca Ribeiro.

 

 

Buscar alternativas é exatamente o que tem sido feito pelos supermercados Rondelli (BA) e Barbosa (SP), além de várias outras redes brasileiras. As medidas adotadas pelas empresas tornam a loja mais segura também para os clientes, o que é muito positivo. Vale lembrar que mesmo lojas em regiões onde ainda não há casos da doença, é importante que medidas preventivas já comecem a ser adotadas.

Segundo levantamento de SA Varejo, os supermercados brasileiros já estão...

 

  • Conscientizando funcionários quanto aos riscos do Coronovírus e formas de contaminação
  • Treinando e orientando quanto à importância de se adotar medidas básicas de higiene, recomendadas pelo Ministério da Saúde e OMS, como lavar bem mãos e usar lenços de papel ao tossir, além de orientar quanto à necessidade de reduzir o contato social
  • Produzindo e distribuindo informativos, cartilhas, vídeos e conteúdo em mídias sociais para ajudar a conscientizar quanto a boas práticas
  • Disponibilizando álcool em gel 70% em diversas áreas, como entrada da lojas e nos corredores. Seu uso é recomendado sempre que não for possível lavar as mãos
  • Mantendo álcool em gel 70% nos caixas para que os operadores possam higienizar as mãos, além de spray sanitizante para limpeza dos de checkouts
  • Distribuindo kits de higienização para os funcionários da retaguarda
  • Reforçando a higienização de uniformes e acessórios de segurança, além de áreas, equipamentos e utensílios de uso comum, como banheiros, balcões, pias, mesas, cadeiras, teclados, copiadoras, telefones, maçanetas, elevadores, puxadores de freezers, balcões refrigerados, carrinhos de paletes, coletores de dados
  • Mantendo limpos componentes de ar condicionado
  • Instalando pias móveis dentro e na entrada das lojas
  • Desativando bebedouros de esguicho
  • Colocando cartaz informativo e álcool em gel próximo ao ponto eletrônico para o pessoal higienizar as mãos
  • Remanejando para outras áreas ou dando férias coletivas para os colaboradores que estão dentro do grupo de risco: fumantes, asmáticos, hipertensos, diabéticos e idosos (acima de 60 anos)
  • Colocando o pessoal administrativo em rodízio ou home office
  • Implementando escalas de saída para almoço, a fim de evitar aglomerações nos refeitórios e salas de descanso
  • Medindo a temperatura em todos os colaboradores, promotores e terceiros antes de iniciar a jornada de trabalho
  • Instalando tela de acrílico nos caixas e balcões de atendimento, como açougue
  • Usando adesivos de piso e painéis para orientar os clientes a manterem distância de, ao menos, 1,5 m entre as pessoas dentro da loja
  • Orientando clientes que apresentem sintomas de gripe a solicitarem a um parente ou amigo para fazer as compras por ele
  • Estimulando o cliente a pagar suas compras com cartões para reduzir a manipulação de dinheiro pelo operador
  • Controlando a entrada dos clientes para evitar aglomerações no interior da loja e tomando cuidado para que não fiquem aglomerados do lado de fora
  • Restringindo o uso de sacolas retornáveis no interior das lojas
  • Orientando funcionários que apresentem sintomas compatíveis com o Covid-19 para reportar imediatamente a situação ao supervisor e ser afastado. Vale lembrar que, nesse caso, a loja deverá seguir os procedimentos definidos em âmbito local para essa ocorrência