Na Argentina, Carrefour fecha loja que motivou briga com time de futebol

Fernando Salles -

No lugar do hipermercado será construído o estádio Papa Francisco

O hipermercado Carrefour da Avenida La Plata, em Buenos Aires, nunca foi bem-visto pelos fanáticos do San Lorenzo, time com uma das maiores torcidas da Argentina. O problema é que a loja funcionava exatamente no terreno que um dia abrigou o estádio "El Gasómetro", no bairro de Boedo.

Na década de 1970, o clube foi pressionado pela ditadura militar argentina a ceder o terreno para quitar dívidas com o governo. O local seria usado, pretensamente, para um projeto de urbanização. Tempos depois, no entanto, a área foi vendida para a rede varejista construir a loja.

O San Lorenzo passou a mandar seus jogos no "Nuevo Gasómetro", construído em Bajo Flores. Na Argentina, os clubes são totalmente identificados com seus bairros de origem, por isso a torcida nunca aceitou ter de assistir aos jogos em outra vizinhança. Voltar para casa era um obsessão para todo "cuervo" (corvo), como são conhecidos os adeptos do time.

Foram mais de 30 anos tentando retomar o terreno. Em 2012, mais de 100 mil torcedores marcharam até a Plaza de Mayo, no centro de Buenos Aires, para exigir a aprovação da Lei de Restituição Histórica. Deu certo, e o clube conquistou o direito de recomprar o terreno. O acordo com o Carrefour foi assinado no final de 2016. Neste mês, o hipermercado foi finalmente fechado. Em breve, começam as obras da "nova-velha" casa do San Lorenzo, que será o moderno estádio Papa Francisco, em homenagem ao mais famoso torcedor do time. 

!