Marcas líderes ensaiam recuperação

Sheila Hissa - redacao@savarejo.com.br -

Dos 52% de marcas em posição de liderança que haviam perdido preferência em 2019, 11% recuperaram share neste ano

Neste ano, o desempenho de um bom número de marcas líderes melhorou. É o que aponta a pesquisa de Preferência de Marcas SA Varejo 2020 ( clique para saber como o levantamento foi feito ). 

A situação indica um nível de recuperação importante em relação ao ano passado, quando a mesma pesquisa indicou queda de share of mind para 52% das líderes e estudo da Nielsen apontou redução de 68,3% em penetração nos lares brasileiros: 85% em higiene e beleza, 75% em alimentos e 71,4% em limpeza.

Embora neste ano 50% das líderes tenham perdido share ou se mantido estáveis, vários símbolos do mercado de consumo mostraram que é possível reagir e reconquistar espaço. Essas marcas melhoraram a distribuição e as negociações, investiram no ponto de venda, trabalharam com promoções inteligentes, aumentaram a equipe de vendas, lançaram produtos e embalagens mais interessantes para o consumidor. Muitas delas resgataram o share com a implantação de gerenciamento por categorias.

É o caso de 3Corações , que tem trabalhado com várias redes para adequar o sortimento e a exposição da categoria de cafés. Na rede Confiança , por exemplo, um projeto-piloto de GC (já estendido às demais unidades) garantiu aumento de 7% em valor e 12% em volume. As líderes que se recuperaram também foram beneficiadas pelo retorno espontâneo de shoppers ao seu consumo. Eles voltaram às marcas preferidas, para evitar desembolsos que não compensam.