Justiça libera Joesley e Wesley Batista para ocuparem cargos na controladora da JBS

Reportagem SA+ -

Ambos estavam proibidos de atuar nas empresas do grupo desde 2017

Por decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os empresários Joesley e Wesley Batista poderão voltar a ocupar cargos executivos nas empresas do Grupo J&F, controlador da JBS.

"Seria de todo conveniente que essas empresas tivessem a sua participação", votou o ministro Rogerio Schietti Cruz, relator do pedido, sendo acompanhado, de forma unânime, dos demais ministros. 

A liberação foi embasada, sobretudo, no cumprimento de regras de compliance, na colaboração e no acordo de leniência no valor de R$ 10,3 bi. "A possibilidade vem ao encontro do cumprimento do acordo de valor astronômico, que foi mencionado, e que portanto recomenda que as empresas sejam plenamente administradas”, considerou o ministro.

Delação premiada

Uma medida cautelar proibia desde 2017 que os irmãos trabalhassem nas empresas do grupo. No mesmo ano, ambos fecharam delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato, acordo este que seria suspenso meses depois. A decisão final sobre a delação ainda depende de votação em plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Wesley chegou a ser preso sob acusação de usar informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro.

   

Fonte: Portal G1