O processo nas áreas de tecnologia, comercial e de distribuição das duas empresas vai levar de dois a quatro anos, após a aprovação do Cade, o que só deverá ocorrer em 2022
A integração do
Big
ao
Carrefour
, a maior já feita no varejo nacional, demandará de dois a quatro anos e exigirá um grande esforço da rede francesa, o que poderá beneficiar a concorrência, afirmam especialistas.
“A unificação exigirá troca do sistema do Big pelo do Carrefour, padronização da política comercial e do backoffice, além de reformar lojas, fechar outras e colocar no mercado um plano de comunicação sobre as mudanças e a substituição de bandeiras”, diz Manoel Araújo, sócio diretor da Martinez de Araújo e ex-executivo do Walmart e Carrefour.
Segundo o consultor, essa reestruturação é algo que a rede francesa tem condições de fazer, mesmo sendo complexa, mas impõe foco e tempo. Enquanto isso, acredita Araújo, concorrentes poderão ajustar suas operações e avançar sobre os mercados atingidos pela aquisição.