Gestão exponencial deve ser usada no desligamento de colaboradores

Reportagem SA+ -

Aplicação do conceito facilita e aproxima a relação entre empresa e funcionário

O termo gestão exponencial está cada vez mais presente no dia a dia das empresas que querem crescer muito rápido. Mas, o termo também deve ser aplicado durante o desligamento de colaboradores, na avaliação de Rica Mello, gestor de pessoas, empreendedor e palestrante.

De acordo com o profissional, a transparência é fundamental nesse tipo de situação. “É um momento complicado, mas é importante falar o porquê a empresa está tomando essa decisão. Seja por uma razão de redução de custos ou por novas diretrizes da empresa em relação a seus investidores. A empresa deve ser transparente com o colaborador que passou um tempo contribuindo para o crescimento da organização, mostrando o que ela pretende alcançar com o seu desligamento”, afirma

Mello avalia ainda que uma visão mais humanizada pode ser de muito importante nesse momento. “Tenha cuidado com pessoas mais vulneráveis e tente colaborar de alguma maneira em sua realocação no mercado de trabalho. Veja maneiras para deixar o currículo dele mais atrativo, ofereça treinamentos de como se portar em uma entrevista e, quem sabe, encontre contatos que possam empregar esse colaborador se a ocasião permitir”, sugere.

Para o gestor, em uma gestão exponencial o período de aviso prévio também pode ser facilitado para que esse trabalhador se recoloque no mercado de trabalho. Alguns colaboradores podem ser de grande valor em outros setores e isso deve ser considerado pelos gestores das empresas. “Existem funcionários que têm um grande potencial de crescimento em outras áreas. Não desligue esses colaboradores e os capacite para uma possível realocação dentro da própria organização. Os frutos desse tipo de tratamento podem ser colhidos em um futuro não tão distante”, avalia.

Colaborar com um suporte adequado após o desligamento também é importante para que os impactos sejam mínimos no futuro desse trabalhador. “As empresas podem garantir plano de saúde por três meses ou um acompanhamento psicológico se o indivíduo sentir a necessidade, por exemplo. Tudo isso faz parte de uma gestão exponencial e essas metodologias podem trazer diversos benefícios para a empresa a médio e longo prazo”, revela.

Alguns desses benefícios estão relacionados ao feedback que esses ex-funcionários podem oferecer em relação à empresa que ele um dia fez parte. “Se o tratamento foi adequado, eles podem continuar sendo seus clientes e podem continuar falando bem da empresa mesmo após todos esses acontecimentos do passado, evitando polêmicas. Esse tipo de prática tem sido adotada por diversas companhias e startups, e têm rendido bons frutos”, finaliza Mello.

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