Essa é única forma de não ficar ultrapassado, segundo o professor Mario Sergio Cortella

Reportagem SA+ -

Para o filósofo, há um problema sério quando todos na empresa concordam sempre com você

Filósofo, professor, escritor, palestrante. Mario Sergio Cortella é uma dessas raras pessoas que consegue o respeito de quem pensa das mais diferentes formas. Ter por perto quem pensa diferente, aliás, é uma das recomendações dele, inclusive no ambiente corporativo. "Uma das coisas mais perigosas da vida é gente que concorda com você o tempo todo", fez questão de frisar durante palestra no evento sobre investimentos  Expert XP 2019 .

Em sua exposição, Mario Sergio Cortella reforçou que cenários de crise, como o atual, não podem ser observados somente sob o aspecto negativo. “Seres humanos são como tapetes. Às vezes, precisam ser sacudidos”, comentou com bom-humor, para na sequência destacar que quem pode te dar essa "sacudida" não é aquele que mais se parece com você.

Sobre concorrência, o professor Cortella lembrou que "um adversário fraco te enfraquece, um concorrente burro te emburrece", da mesma forma que uma oposição frágil tende a fragilizar qualquer governo. 

Em uma reflexão sobre atitudes que levam ao sucesso na vida e nos negócios, o filósofo ressaltou a importância de adotar uma "humildade intelectual", que nada mais é do que o ato de suspeitar de si mesmo, colocar em dúvida suas certezas. Esse é o caminho para estar disposto a aprender sempre, que é a única maneira de não ficar ultrapassado e se preparar, verdadeiramente, para decisões corajosas.

 

Fonte: Época Negócios