Diageo amplia vendas no Brasil, sobretudo em duas categorias

Reportagem SA+ -

Balanço mostra recuperação do consumo no mercado interno e reposição de estoque por distribuidores e varejistas

Foto: Divulgação

A Diageo, dona das marcas Johnnie Walker, Smirnoff, Tanqueray e Ypióca, entre outras, anunciou que teve crescimento de 33% nas vendas no Brasil no primeiro semestre do ano fiscal de 2021, período entre julho e dezembro de 2020.

De acordo com a empresa, as vendas no Brasil foram sustentadas especialmente pelas categorias de gin e scotch. A recuperação do consumo no mercado interno, somada à reposição dos níveis de estoque por distribuidores e varejistas, compensaram o declínio das vendas líquidas nas lojas de fronteira do Paraguai, Uruguai e Brasil (PUB) e no canal duty free. O gin continuou com um resultado positivo de dois dígitos com Tanqueray e de três dígitos com Gordon’s.

Segundo o presidente da Diageo para Paraguai, Uruguai e Brasil, Gregorio Gutiérrez, o resultado no país foi sustentado especialmente pelo protagonismo de Johnnie Walker, que vive o marco histórico de seus 200 anos. Ele explica que por conta da pandemia, a equipe de vendas criou experiências de consumo, intensificando a presença da marca em milhares de pontos de venda e apresentando soluções inovadoras em parceria com as principais varejistas.

Diageo no mundo

O resultado global da companhia no primeiro semestre fiscal de 2021 foi de 6,9 bilhões de libras, queda de 4,5%, impactado pelo câmbio desfavorável. O mesmo fator afetou o lucro operacional, que chegou a 2,2 bilhões de libras, com uma redução de 8,3%, provocada também por uma diminuição no lucro operacional orgânico.