Dez dicas para o sucesso da sua loja, segundo presidente da Rede Unno

Reportagem SA+ -

Com mais de 40 anos de varejo, Genival Beserra lista os principais aspectos para conquistar clientes e obter resultados expressivos

Muito respeitado entre os profissionais de varejo, Genival Beserra acumula mais de quatro décadas de experiência no setor. Atualmente, é presidente da Rede Unno , que representa sete redes supermercadistas: Bramil Supermercados, Campeão, Costazul, Inter, Princesa, SuperPrix e Supermercados Real de Niterói. Juntas, elas somam mais de 110 lojas na capital e em diversas outras cidades do estado do Rio de Janeiro.

Com base em todas as situações já vivenciadas em sua vitoriosa carreira, Genival lista dez aspectos fundamentais para que os empresários do setor consigam cativar os clientes e obter sucesso em seus empreendimentos. Vale a pena conferir:

1. O cliente

A rede precisa estar totalmente relacionada com a demanda de mercado, antecipando as necessidades dos clientes. A gestão de clientes no varejo é uma forma de reduzir a rotatividade de consumidores e, principalmente, evitar a perda de vendas em sua loja. 

2. Comunicação

É preciso saber o momento ideal para divulgar os produtos para os clientes, além dos melhores canais para atingi-los. O marketing é uma ferramenta que está em constante mudança, seja digital ou na versão tradicional, pois a cada dia nasce um novo canal de comunicação direta ou indireta. Por isso, é fundamental estar atento às novas diretrizes da comunicação para atingir o cliente, tirando todo proveito desse contato, principalmente por meio das redes sociais.

3. Tecnologia

Sempre procure os equipamentos mais apropriados para conseguir o melhor resultado do seu software de PDV e gestão. O investimento será recuperado por meio da eficiência, e será reconhecido no aumento das vendas. 

4. Confiança

É um valor incomensurável. É absolutamente fundamental haver transparência nas regras e na comunicação. De acordo com as políticas permitidas e reguladas para trocas, ofereça sempre garantias em caso de irregularidades e defeitos. Garantir esse benefício mostra que a loja confia na qualidade dos produtos que vende e também que respeita o cliente. 

5. Promoções

Planeje sempre com antecedência. É essencial que sua loja esteja preparada e os clientes saibam o que está para acontecer no seu varejo. Avalie as peças que entrarão na campanha, e tenha sempre um bom controle de estoque. 

6. Localização

Ofereça acesso a loja sem complicações, como estacionamento e boa localização, além de facilidades de pagamento e possibilidade de entrega em locais escolhidos pelo próprio cliente. 

7. Fator humano

Capacite sempre os funcionários sobre os produtos e serviços oferecidos e ensine a eles novas técnicas de venda, gerando assim transações adicionais no processo de compra. A equipe deve estar alinhada com a filosofia da empresa, deve vestir a camisa, compreender seu papel e saber que é parte fundamental para o sucesso final junto ao cliente. O fator humano é o bem maior de uma empresa.

8. E-commerce

A agilidade no e-commerce deve acontecer em todas as etapas da experiência de consumo: na hora de encontrar os itens para compra, no tempo de carregamento das páginas, no cadastro e entrega das compras. Oferecer descontos na primeira compra e fretes grátis acima de certo valor também são boas estratégias. 

9. Fornecedores

Acertar na escolha destes parceiros requer pesquisar e buscar os melhores preços, qualidade, prazos, além de capacidade técnica, produtiva e inovadora. A flexibilidade para negociações e eficiência na logística são essenciais.

10. Amor

E, por fim, não há como ter sucesso em vendas sem a entrega, o entusiasmo e o amor pelo negócio. Estes são valores capazes de afetar todos os departamentos envolvidos no varejo, melhorando a produtividade. Mas só vai acontecer se for verdadeiro.