Consumo de refrigerantes volta a crescer no mundo, mas não no Brasil

Reportagem SA+ -

Greve dos caminhoneiros impactou a categoria no ano passado. Expectativa é de retomada do crescimento a partir de 2020

Após três anos de queda, as vendas globais de refrigerantes apresentaram ligeira alta de 0,3% em 2018, somando 216,5 bilhões de litros. Essa possível retomada, porém, ainda não pode ser vista no Brasil, onde as vendas da bebida caíram 2,6% em volume entre janeiro e dezembro do ano passado.

Angélica Salado, analista sênior de bebidas da Euromonitor International , lembra que o mercado brasileiro foi bastante prejudicado pela greve dos caminhoneiros, que impactou em queda de 10% nas vendas de refrigerantes no mês de maio. Após o fim da paralisação, o segmento continuou retraído "Havia uma expectativa de que o mercado teria recuperação no Brasil entre 2018 e 2019. Agora a previsão é que volte a crescer somente em 2020", afirmou.

Estimativas da Euromonitor International são de queda de 0,9% no volume de vendas no Brasil neste ano. Já para 2020, a consultoria acredita em avanço de 0,3% na procura por refrigerantes no mercado nacional.

Apesar das quedas recentes em vendas, o mercado de refrigerantes comercializou 12,8 bilhões de litros no Brasil em 2018, mantendo lugar de destaque entre as categorias mais importantes para os supermercados brasileiros.

Fonte: Valor Econômico