Como se integrar a uma nova empresa

Reportagem SA+ -

Buscar um aliado na equipe nos primeiros dias pode dar errado

Ingressar em uma nova empresa é sempre um momento tenso da carreira, seja para quem vem de outra companhia ou para quem estava desempregado. Mas alguns aspectos podem tornar mais tranquilo esse processo de adaptação, conforme explica o professor Luciano Salamach a, da FGV.

O primeiro deles é gerenciar a ansiedade. De acordo com o especialista em comportamento organizacional, quem está chegando deve respeitar a forma como funciona aquele ambiente, mesmo que não concorde. 

É muito comum para quem é novo na empresa se aproximar de alguém que passa a ser um "aliado" na equipe. Mas essa tática, segundo o professor, é uma "roleta russa". Isso porque, em muitos casos, quem se mostra aberto para uma aproximação é um funcionário já excluído pelos demais colegas, por exemplo por colaborar pouco com a equipe. Como resultado, ocorrem dois problemas para o funcionário novo: acreditar, equivocadamente, que aquele aliado é referência de comportamento na equipe; e passar a ser mal visto pelos demais.

 Segundo Luciano Salamacha, a integração a uma nova empresa envolve duas etapas. Uma delas é a de relacionamento interpessoal, que costuma durar em torno de duas a três semanas, período em que o contratado já pode sentir se está confortável com o ambiente e a forma como as pessoas agem. O outro foco é técnico/profissional, podendo durar meses, dependendo do grau das atividades a serem realizadas.

 

 

Fonte: Valor Econômico