Cerveja Cerpa busca ampliar distribuição em todo o país

Reportagem SA+ -

Empresa paraense contratou consultoria que ajudou a reestruturar companhias como Bombril, Copel Colchões e Grupo Beto Carreiro

Fundada na década 1960 em Belém (PA), a Cervejaria Cerpa é uma das pioneiras na fabricação de cerveja premium no Brasil. Controlada pela família Seibel, a empresa busca agora ampliar a distribuição e a produção de seu portfólio de bebidas, que inclui ainda marcas como Tijuca, Gold e Nevada.

Para fazer um reestruturação que permita esse crescimento, a cervejaria contratou a consultoria Ejafac , conhecida por ter ajudado empresas como Bombril, Copel Colchões, Frigorífico Frivasa e Grupo Beto Carreiro.

Fazer as cervejas chegarem do Norte à região Sudeste, principal mercado consumidor brasileiro, significa arcar com custos considerados "proibitivos", conforme destaca Elias Azevedo, CEO da Ejafac. Além de mudanças na área comercial e nos controles internos, uma das possibilidades avaliadas é a busca de parcerias para ampliar a produção. Vender o controle da empresa não está nos planos da família, garante o executivo.

Nos últimos anos, a Cerpa vem ampliando o envase em lata, embalagem mais procurada no varejo alimentar. Houve, ainda, fortalecimento de parcerias com redes como Atacadão e Grupo Mateus. Novos acordos de distribuição com redes supermercadistas do Sudeste também estão em negociação. 

De acordo com a Secretaria de Fazendo do estado do Pará, a Cerpa acumulou cerca de R$ 2 bilhões em dívidas fiscais. Sobre isso, a empresa informa que, desde 2014, recolhe 4% de seu faturamento bruto para fins de amortização da suposta dívida. Em março deste ano a Cerpa foi absolvida pelo Tribunal de Justição do Pará da acusação de crime contra a ordem tributária.

  

Fonte: Valor Econômico