Categoria de iogurtes não para de ganhar inovações

Sheila Hissa - redacao@savarejo.com.br -

Movimentação estimula o consumo e favorece as margens

Foto: Divulgação

A Danone é uma das empresas que fazem investimentos frequentes no portfólio da categoria de iogurtes, cuja movimentação tem sido intensa em novidades que ajudam a elevar o consumo e a rentabilidade da seção. Há dois meses, a empresa lançou a versão Activia Natural de 140 g no sabor natural (com probióticos, zero adição de açúcares, corantes e conservantes), além do sabor aveia. Ambos são para consumo puro, em receitas ou com adição de toppings.

Outro exemplo foi o Danoninho Defensis, lançado em agosto, em embalagem de 90 g, formato pouch e acrescido com diversas vitaminas. A inovação e o portfólio de produtos de maior valor agregado têm garantido à indústria um bom desempenho em vendas. “A Danone teve crescimento acima da média do mercado, que foi de 9,7% no primeiro semestre deste ano ante mesmo período de 2020”, diz Luis Molina, VP de trade e sales da empresa. “O empenho é enriquecer ainda mais os produtos para satisfazer a necessidade de nutrição e saudabilidade do consumidor brasileiro”, acrescenta.

Alimentos Clean label: Tendência

Em estudo, a Danone identificou a tendência de “clean labels”, ou seja, rótulos com poucos ingredientes (todos naturais), sem lactose e com benefícios como probióticos, proteínas, e composição a favor da imunidade, do bem-estar e da longevidade. A empresa já oferece a maioria desses atributos com diferentes marcas, como Activia e YoPro, uma bebida proteica para pessoas que praticam esporte. Segundo Marina Lisboa, gerente de marketing de Activia no Brasil, os produtos Shot Diário de Probióticos, Activia Café da Manhã e a linha Zero da Activia já respondem por 20% do volume de vendas.