Atenção: 30% do lucro do varejo está em risco

Redação SA Varejo - redacao@savarejo.com.br -

Entenda as razões e saiba o que o varejo local pode fazer para evitar esse cenário

Essa é uma realidade nos EUA e em outros países, apontada em artigo da Bain & Company , que, cedo ou tarde, poderá acontecer também no Brasil. Afinal, concorrentes que investem pesado em tecnologia (tenham nascido no universo digital ou não) acumulam cada vez mais conhecimento dos clientes e de suas operações. Saiba onde residem suas fortalezas e veja como enfrentá-las.

POR QUE ELES PODEM AFETAR SEU LUCRO?

Para entender, veja o que possuem empresas como o Alibaba e outras gigantes digitais

  • Ecossistema vasto, com grupos interconectados de consumidores, varejistas e fornecedores de serviços
  • Escala superior devido a fusões, aquisições e grandes parcerias

POR OUTRO LADO...

  • Via de regra, alcançam suas metas, mas algumas vezes precisam fechar loja, vender imóveis e cortar custos
  • Mais integradas ao mundo digital, costumam apresentar inovações que encantam clientes e a mídia. No entanto muitas delas se revelam insustentáveis por não gerar lucro

QUAIS AS ARMAS ATUAIS DO VAREJO LOCAL?

Aprofunde-se em seus diferenciais estratégicos

  • Redes que praticam preços competitivos são vistas pelo shopper como boa opção para economizar. O formato, inclusive, vem expandindo fisicamente
  • Pequenos varejistas podem usar experiência de players maiores como estratégia para focar apenas seus pontos fortes
  • Esses varejistas conhecem muito bem o público local, porém começam a sofrer mais intensamente com o avanço dos competidores digitais

MANUAL DO SOBREVIVENTE

Fique atento aos pontos abaixo e garanta maior competitividade

  • Use seus pontos fortes e se prepare cada vez melhor
  • Seja obcecado pela experiência de compra
  • Encontre recursos para adotar novas tecnologias
  • Utilize dados para automatizar suas decisões
  • Acelere e amplie escala para investir em inovações