Abílio Diniz será vice-presidente do conselho do Carrefour Brasil

Reportagem SA+ -

Entre tantas mudanças, grupo aposta ainda em uma forte expansão digital, com investimento de 3 bilhões de euros até 2026, e em fortalecer sua marca própria e programas de fidelidade

Foto: Divulgação

O Grupo Carrefour Brasil fará amanhã (07/06) o anúncio oficial da mudança na sua governança. Agora, Alexandre Bompard, CEO da operação mundial do grupo será o chairman. Já o empresário Abílio Diniz, fundador da Península Participações, que detém 7% da empresa, assume como vice-presidente do conselho. A mudança acontece logo após a empresa informar que com a aquisição do Grupo Big, o Comitê Executivo foi ampliado para 12 membros.

O fundo de investimento Advent vai permanecer como acionista do grupo e indicará nomes para outras cadeiras do conselho, que terá também a troca dos membros independentes. O fundo americano era investidor do Grupo Big, que foi comprado por R$ 7,5 bilhões pelo Carrefour em 2021. Desse montante, R$ 5,25 bilhões foram pagos em dinheiro ao Advent ao Walmart, então controladores. Os outros 30% do valor acordado foram pagos em ações, com emissão de novos papéis pela subsidiária do grupo francês.

Com a operação concluída, o Grupo Carrefour fica com 67,7% de participação do Carrefour Brasil (ante 71,6% antes) e a Península Participações com 7,2%, enquanto a Advent e o Walmart têm, juntos, 5,6%.

Mais mudanças

O Carrefour vai intensificar sua estratégia de expansão digital e ser mais resiliente diante de um ambiente cada vez mais incerto. De acordo com o presidente-executivo, Alexandre Bompard, a  empresa, que no ano passado não conseguiu se unir à canadense Couche-Tard e à francesa Auchan, tem os meios financeiros para se expandir como uma companhia independente.

Nosso grupo nunca teve que enfrentar tantos desafios”, disse Bompard, citando, pandemia, crise climática e guerra na Ucrânia que têm provocado interrupções na cadeia de fornecedores e pressões inflacionárias.

A empresa, maior grupo supermercadista do Brasil e dona da bandeira de atacarejo Atacadão, está trabalhando em um novo plano estratégico e realizando uma revisão de ativos como parte do processo.

Em novembro, o Carrefour anunciou investimento de 3 bilhões de euros até 2026 para intensificar um processo de digitalização, um dos pilares do futuro plano estratégico que deve ser revelado no próximo semestre. “O Carrefour vai se esforçar para proteger o poder de compra de seus clientes enquanto reforça seu modelo econômico”, enfatizou o executivo.

Outras metas são gerar fluxo de caixa livre acima de 1 bilhão de euros este ano e focar em produtos de marca própria, atividades promocionais e programas de fidelidade, bem como em economia de custos. 

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Fonte: Terra