Varejo alimentar caminha a passos fortes nos últimos meses do ano

Avaliação:

(0 Avaliações)

Sérgio Alvim -


Foto: Divulgação

O final do ano está chegando e o nosso varejo alimentar continua a todo vapor e cheio de novidades. Por isso, preparei um resumo das últimas notícias do setor, publicadas pela SA+ Ecossistema de Varejo, para que você possa ficar por dentro de tudo o que está acontecendo:

1. A BuyBye, startup de varejo, acaba de finalizar o processo de aquisição da Zaitt, rede de lojas autônomas com mais de 30 unidades no Brasil. Agora, a empresa passa a contar com uma rede de 44 PDVs instalados em condomínios, empresas e espaços inteligentes, totalizando cerca de 800 itens que podem ser comercializados (SKUs). A Zaitt agora vai retomar o plano de expansão com a marca BuyBye. O objetivo é ser líder do mercado. As lojas da rede também vão ganhar novas e mais tecnologias e serviços personalizados. 

2. Nova rede de atacarejo inaugura em Minas Gerais. A inauguração da primeira unidade do MartMix - Atacado e Varejo foi na semana passada. A loja possui 1,5 mil m² de área construída e 8 mil itens entre as seções de hortifrúti, mercearia, limpeza e higiene pessoal. O município escolhido foi Betim, devido ao seu potencial de crescimento. A expectativa do grupo é inaugurar mais 9 unidades no estado até 2025.

3. Nova marca de supermercado chega ao Paraná. Com 1,2 mil m² de área de vendas, chega ao Jockey Plaza Shopping, localizado em Curitiba, a primeira loja física do SuperAdoratto. Fundada no primeiro ano da pandemia, a rede realizava serviços apenas pelos canais digitais e tinha como foco os lojistas e revendedores. Agora o foco também é o consumidor final com a nova loja. 

4. Justo reproduz hora da xepa com inteligência artificial para vender perecíveis online. O Justo, supermercado digital mexicano que chegou no Brasil em 2021, vende alimentos perecíveis online e a inteligência artificial é um dos pilares do negócio. Em um movimento semelhante ao produzido por feirantes na “hora da xepa” a tecnologia do varejista verifica se há algum produto com estoque elevado, depois, o algoritmo dispara uma promoção personalizada para os clientes que têm costume de comprar o item. O objetivo dessa ação é impulsionar as vendas, evitar o encalhe do produto e aumentar a eficiência do negócio.

5. Cencosud fecha o último trimestre com 373 lojas, sendo 316 de varejo e 57 no modelo de atacarejo. A rede investiu fortemente no e-commerce por meio do acordo estratégico para a aquisição de 10 dark stores do IFoodExpress, assumindo as entregas rápidas de supermercados da plataforma. A rede ainda iniciou duas operações 100% online e com isso quase dobrou sua presença no estado carioca. Nesse sentido, o grupo encerrou setembro com uma receita líquida de R$ 2,4 bilhões, um crescimento de 3% na comparação com o mesmo período de 2022, e Ebitda de R$ 140,8 milhões, uma queda de 4,5% na mesma relação. A margem ficou em 5,8% versus o 6,2% alcançado no 3T22.

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade