Avaliação:
(1 Avaliação)Sérgio Alvim - 11/04/2024
Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo
R$ 172,1 bilhões foi o faturamento bruto em 2023 dos varejos pertencentes ao Carrefour, Assaí, Grupo Mateus, GPA e Cencosud Brasil. Esse montante representa um crescimento total de 26,7%. Quando considerado apenas mesmas lojas, a alta foi de 2,4%.
Os dados são do Index VA5, um indicador criado pela área de Conteúdo da SA+ Ecossistema de Varejo, que leva em conta uma compilação de dados dessas cinco empresas de capital aberto do segmento. Esses índices constam do nosso mais recente lançamento: Varejo Alimentar em Contexto. Trata-se de um relatório distribuído periódica e gratuitamente e que tem como objetivo gerar um indexador que sirva como referência para as empresas do setor.
Outro dado bem interessante trazido pelo Varejo Alimentar em Contexto é que a margem bruta desses grupos varejistas alcançou uma média de 20,7% em um ano em que o crescimento em mesmas lojas atingiu um índice, também médio, de 2% – o avanço foi positivo basicamente pelo desempenho de uma empresa em especial.
Com o Varejo Alimentar em Contexto conseguimos reunir em um único documento dados dispersos em diversas fontes espalhadas pelo mercado. Nosso relatório traz as médias e as informações abertas por empresas nestes indicadores:
• Receita bruta consolidada
• Crescimento total x crescimento em mesmas lojas
• Margem Bruta
• Margem Ebitda
• Despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A)
• Lucro líquido
O documento conta ainda com dados abertos por operações de atacarejo e de varejo.
Parabéns Alessandra Morita e time por essa grande iniciativa!
Clique aqui e leia o Varejo Alimentar em Contexto na íntegra