Usada por 80% dos maiores varejistas, Scanntech bate recorde e alcança R$ 480 bilhões de leitura em nível de tíquete

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Leitura do sell out já é feita em 27 mil PDVs, que somam R$ 480 bilhões em vendas. Informações permitem comparar resultados com o mercado da mesma microrregião e ajustar estratégias

Foto: iStock

Cada vez mais assertiva no trabalho de apoiar o aumento da eficiência no setor varejista, a plataforma de dados Scanntech já é utilizada por mais de 400 das 500 principais redes do setor no Brasil. Essas empresas sabem que, por meio de inteligência artificial e algoritmos, a Scanntech encontra oportunidades reais de potencializar vendas ao analisar aspectos como sortimento de produtos, preços e estratégias promocionais.

No setor supermercadista, a inteligência de dados é o caminho mais curto para fidelizar consumidores e oferecer experiências personalizadas, algo cada mais vez mais decisivo, sobretudo no cenário atual de disputa acirrada pelo orçamento das famílias e forte concorrência entre os diferentes canais de compra, físicos e digitais. Com Scanntech Analytics é possível, por exemplo, comparar a performance de cada item, em cada loja de sua rede, com o mercado da mesma microrregião, identificando oportunidades acionáveis que alavancam os resultados. 

Para acompanhar o dinamismo do setor e oferecer o mais amplo nível de detalhamento, a Scanntech aumentou exponencialmente sua cobertura das transações registradas no varejo alimentar brasileiro. A Scanntech fechou 2021 fazendo a leitura de nada menos que 27 mil pontos de vendas de redes e lojas independentes, que somadas movimentaram R$ 480 bilhões em um ano. Isso é quase o dobro (+91%) do ano anterior. 

“A Scanntech gerou uma revolução no mercado. Antes usávamos os dados para reportar o que aconteceu no passado. Agora a informação é usada para gerar crescimento, pois a informação ágil e granular permite a tomada de ações. E essa mudança de parar de reportar para gerar o resultado é a chave do negócio, é o que faz você atingir seus resultados”, destaca Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech.

Além da alta penetração no varejo, a Scanntech já possui mais de 100 das maiores indústrias de bens de consumo massivo em sua carteira de clientes, o que permite à cadeia de distribuição viabilizar maior colaboração entre o varejo e seus fornecedores. Outro diferencial da Scanntech é permitir a realização de promoções eficientes da indústria no varejo. A indústria se aproxima dos varejistas com mais investimentos, pois a ferramenta garante maior assertividade, alavancando o ROI e comprovando com a mensuração dos resultados.

Confira 3 exemplos reais da forma como as informações geradas por meio da plataforma Scanntech Analytics ajudam o setor a resolver suas principais dores na gestão estratégica:

Sortimento

– Rede com perfil  popular apresentava baixa performance em desodorantes. Análise mostrou que o problema ocorria porque o 3o maior player da categoria, cujo perfil é aderente ao público da varejista, estava fora do mix. Com a inclusão, as vendas totais da categoria cresceram 34%.   

Caixa e Ruptura

– Rede com capital de giro apertado vinha atrasando pagamentos aos fornecedores e sofrendo com rupturas. Identificou pelo Scanntech Analytics que poderia tirar do mix itens de baixa performance, que ocupavam 10% do estoque total. Conseguiu, com isso, realocar capital e reduzir a ruptura pela metade.

Abastecimento

Preterida por uma indústria importante, rede de supermercados compartilhou a leitura de seu sell out com o fornecedor, que entendeu o tamanho do potencial e passou a priorizar as entregas. Mesmo durante os períodos críticos da pandemia, quando essa indústria enfrentou desafios no supply chain, o abastecimento foi garantido nessa rede. 

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