Rede chega ao topo do ranking das mais bem avaliadas com ações que resgatam a simplicidade

Reportagem SA+ -

A varejista se destaca ainda pelos produtos de sua marca própria, que correspondem a 85% das vendas


Foto: The Commons

Enquanto a Amazon prioriza a tecnologia e importantes redes norte-americanas, como Kroger e Albertsons, têm ampliado a área de vendas e introduzido mais linhas de produtos, a Trader Joe’s aposta em um resgate à simplicidade. E essa pode ser a chave do sucesso da empresa e um dos pilares do alto nível de fidelidade que vem sendo criada entre clientes e funcionários. 

Uma pesquisa divulgada recentemente sobre as varejistas com melhor reputação na visão dos consumidores colocou o Trader Joe’s no topo do ranking, à frente de empresas como H-E-B, Wegman’s, e até de indústrias, como a Hershey. Mas o que levou a varejista a ocupar a primeira posição da lista?

Segundo especialistas em varejo dos EUA, a empresa tem feito mais do que investir em inovações, que vão de self-checkout a robôs que monitoram as gôndolas. A varejista vem focando interações entre funcionários e clientes e comunicação criativa, como mensagens escritas à mão nas prateleiras para falar sobre marcas locais.

Outro diferencial têm sido as linhas próprias e exclusivas. Elas respondem por 85% das vendas e são uma forma de manter opções de produtos não básicos acessíveis ao consumidor. Um exemplo é a marca de vinhos Charles Shaw, conhecida pela competitividade de preços e vendida a US$ 3,79 nas lojas da rede.

Outras duas iniciativas da empresa que têm a simplicidade por trás:

Comunicação
A empresa tem adotado um estilo descontraído no marketing, usando, por exemplo, panfletos para se comunicar com os clientes do programa de fidelidade em vez de adotar cupons e outros apelos de vendas que colocam pressão sobre os consumidores e os colaboradores.

Processo de introdução de novos produtos
O Trader Joe’s conta com um método criterioso para incluir novos produtos, sobretudo para suas marcas próprias. Uma das etapas desse processo é realizar testes com consumidores. Além disso, seu marketplace traz produtos “únicos” de diversas regiões do mundo, que possuem nomes cativantes, espertos e até mesmo atrevidos, além de terem imagens nas embalagens que remetem a características específicas do seu local de origem.

800 milhões de garrafas dos vinhos da marca Charles Shaw, de preço baixo, foram vendidas na rede nos últimos 12 meses

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de julho/2022

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