O resgate das marcas na visão do shopper

Reportagem SA+ -

Saiba como foi feita a edição 2020 da Pesquisa de Preferência de Marcas de SA Varejo

Embora a pesquisa de Preferência de Marcas de SA Varejo seja feita com supermercadistas (neste ano, foram quase 3.500), ao responder quais são aquelas que consideram as mais vendidas, eles pensam sobretudo na visão do shopper. Há, é claro, outros atributos, mas o sell out é o que mais pesa em sua resposta.

Nem sempre, porém, coloca-se o cliente no centro das decisões, quando se faz, por exemplo, uma negociação de oportunidade ou não se destaca na gôndola as marcas preferidas do shopper. Hoje, mais do que nunca, é preciso considerar o que o consumidor busca. Daí a importância deste estudo, que traz o desempenho de marcas de 145 categorias e que se traduz no ranking e nas matérias publicadas. Foram enviados questionários nos quais os varejistas nomearam as três marcas de cada categoria que julgaram as mais vendidas em suas lojas entre outubro e dezembro/2019. As marcas apontadas em 1º lugar ganharam peso 3, as apontadas em 2º lugar, peso 2, e as marcas em 3º lugar, peso 1. Essa ponderação, que também leva em conta número total de respondentes por cada região do País, permite uma leitura das marcas mais importantes.

  • Pesquisa exclusiva
  • Ranking de marcas
  • As marcas que mais cresceram
  • O vai e vem das intermediárias
  • A recuperação de líderes

Atenção: A pesquisa é pré-coronavírus, portanto, deve ser entendida como referência da dinâmica do mercado. Muitas mudanças estão ocorrendo e influenciam o comportamento do shopper, mas a importância das marcas e de como elas se relacionam no sortimento continua fundamental. E na edição de abril de SA Varejo você tem um mapa exclusivo para guiar decisões.