Na Espanha, campanha valoriza venda de "frutas nuas"

Fernando Salles -

Muitos consumidores passaram a "denunciar" utilização excessiva de plástico em embalagens nos supermercados

A utilização excessiva de plástico, material que pode levar mais de 400 anos para se decompor, traz uma série de transtornos ao meio ambiente. Estima-se, por exemplo, que até 2050 haverá maior quantidade de plástico do que peixes nos oceanos. Esse cenário tem inspirado uma série de ações para conscientização de pessoas e empresas em todo o mundo, e uma das mais criativas vem da Espanha.

A ação foi criada pelo blog " La hipótesis Gaia ", escrito pela engenheira agrícola espanhola Isis. Nas palavras da autora, o objetivo é "acabar com a loucura que é embalar frutas, verduras e legumes frescos, algo que, além de prejudicial ao meio ambiente, na grande maioria das vezes é desnecessário".

A campanha incentivou consumidores a fotografar e postar nas redes sociais alimentos frescos vendidos embalados, por exemplo em bandejas envolvidas em plástico. A repercussão foi enorme, com muita gente postando "denúncias" com a hashtag #desnudalafruta, inclusive citando a loja onde a foto foi feita. A ideia era conscientizar a cadeia de distribuição, no entanto Isis afirmou em um post recente que os supermercados não demonstraram real interesse em evitar o uso de plástico sem necessidade.

E a sua loja, tem usado embalagens plásticas além do necessário?