Marfrig aumenta sua participação na BRF para 40%

Reportagem SA+ -

Com caixa fortalecido, a empresa detentora das marcas Sadia e Perdigão avalia desistir da venda integral de sua divisão de pet food


Foto: Divulgação

A Marfrig  acaba de aumentar sua porcentagem de ações na BRF , empresa dona de marcas como a Sadia, alcançando 40,05%. O anúncio foi realizado ontem (25/09) por meio de um comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e segue um movimento que já vem ocorrendo há duas semanas.

Para se ter uma ideia, há apenas uma semana atrás, na última terça (19/09), por exemplo, a Marfrig, controladora da BRF, ultrapassou a barreira dos 35%. Essa compra fortalece a decisão da empresa de ampliar seu foco em alimentos com valor agregado.

Além disso, a aquisição em conjunto a recente venda de ativos à Minerval Foods também torna a Marfrig mais capitalizada podendo alcançar R$ 2,1 bilhões. Atualmente a BRF vale R$ 16,3 bilhões na bolsa, e suas ações estão abaixo dos níveis de 2021, apesar da valorização de 21% no acumulado do ano.

BRF pode desistir da venda integral de negócio de divisão Pet Food 

Próxima de concluir a venda de créditos tributários ao BTG Pactual, a BRF está reavaliando o futuro de sua divisão destinada à comida para pets.

Inicialmente a venda integral da divisão serviria como estratégia para controlar a liquidez, porém com caixa fortalecido a empresa não precisa mais vender o negócio de pet food

Outro motivo que impulsiona a possível desistência de venda são as ofertas. Apesar de mais de uma dúzia de interessados, nenhum ofereceu o preço estipulado de R$ 2 bilhões. 

Dentre as empresas que fizeram propostas se destaca a Nestlé, com a oferta de R$ 1,7 bilhão. A multinacional era vista pelo mercado como a favorita para levar o negócio, ainda mais considerando o interesse sobre essa divisão desde 2021, quando a mesma competiu com a BRF sobre os ativos e a dona da Sadia levou a melhor. 

Sendo assim, uma das alternativas consideradas pela BRF é a formação de uma joint venture com a ADM, detentora de marcas no Brasil como Naturalis, DogLicious, Equilíbrio e Max Cat. 

A ADM também é próxima da Marfrig, uma vez que ambas são sócias da PlantPlus que atua no mercado de plant based. 

Fontes exclusivas da AgriBiz ainda relembram que a própria Marfrig tem uma operação menor de pet, a Bona Pet, e por este motivo faria sentido juntar todos os ativos em uma companhia.

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Fonte: The AgriBiz