Lojas de conveniência am/pm entram na concorrência direta com modelos de proximidade dos supermercados

Alessandra Morita com informações do Valor Econômico -

Marca que pertence à Ipiranga e atua só em postos de gasolina vai abrir unidades de rua neste ano

Dona das lojas de conveniência am/pm, presente em postos de gasolina, a Ipiranga começará a testar filiais de rua ainda neste ano . A primeira unidade já está sendo montada na avenida Bernardino de Campos, na capital paulista. Atualmente, a bandeira conta com 2,3 mil lojas. 

A entrada em unidades de rua deve acirrar a concorrência com o modelo de proximidade, que vem sendo aposta do varejo alimentar. A operação mais consolidada no segmento é a do Carrefour , com sua bandeira Express. A companhia somou 125 filiais do formato em 2019. 

Embora não tenha lojas posicionadas como de conveniência, o GPA também poderá sentir a entrada de novos competidores no segmento. Suas bandeiras de proximidade acabam atendendo também compras com esse perfil. 

A empresa fechou 2019 com 85 unidades Minuto Pão de Açúcar e 152 Mini Extra. O segmento de proximidade cresceu quase 15% nominal em mesmas lojas no ano passado em relação a 2018.