Loja física deve oferecer objetividade na jornada de compra

Alessandra Morita e Fernando Salles - redacao@savarejo.com.br -

Conheça os três motivos pelos quais seu supermercado precisa se tornar mais produtivo e entenda como fazer isso

Tornar as lojas mais produtivas para o consumidor daqui para a frente é uma decisão para ontem. São três os motivos.

Um deles é que o consumidor está fazendo compras mais rápidas. O segundo é que há uma diminuição de 15% dos shoppers nas lojas, e o terceiro é que falta produto em casa porque as pessoas têm medo de sair à rua. “Por conta desses fatores, é essencial que as lojas sejam muito mais eficientes no merchandising e na forma de expor os produtos. Caso contrário, o varejista vai perder oportunidade de vender, o que se estende aos produtos de impulso que também são importantes”, afirma Luis Gennari, presidente da Vigor .

Para se ter uma ideia, a fabricante de lácteos tem implementado nas lojas uma exposição de queijo ralado que facilita bastante a compra. A categoria é exposta em um módulo central da gôndola de macarrão – produto que teve um boom de consumo nos primeiros dias da quarentena. Com essa organização, o sell out de queijo ralado cresceu 40%. Segundo Gennari, para garantir produtividade no ponto de venda, é preciso uma comunicação ampla, ágil e transparente. “Tenho cobrado do meu time capacidade e agilidade de ler esses novos cenários e apresentar soluções ao varejo”, destaca. Eficiência operacional, disponibilidade de produtos e flexibilidade são cada vez mais relevantes, diz o presidente da Vigor.

Facilitar e agilizar a compra

Outra empresa que vem procurando agilizar e simplificar a compra do consumidor nas lojas é a Kimberly-Clark Brasil (KCC). Claudio Vilardo, vice- presidente da companhia, conta que, durante o pico de consumo, o time de promotores passou a expor papel higiênico e outros itens essenciais em carrinhos de compra na entrada das lojas.

LUIS GENNARI
Presidente da Vigor Alimentos

Esta matéria integra reportagem especial de SA Varejo sobre transformações profundas, quebra de paradigmas e evoluções no varejo na pandemia que permanecerão gerando impactos. Clique nos links para conferir todos os textos:

 

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