Grupo Mateus cria unidade de negócio para crescer no Nordeste

Reportagem SA+ -

Somente no 2º trimestre foram inauguradas 12 lojas

Foto: Divulgação

O Grupo Mateus investiu na criação de uma nova regional no Nordeste para expandir sua atuação na região. Para isso, contratou um time com bastante experiência de mercado e com amplo conhecimento sobre o Nordeste.

Com isso, o grupo acelerou a entrada nos estados ao sul do nordeste, adicionando importantes mercados ao plano de expansão. A empresa informou em nota que segue firme com a mesma estratégia desenvolvida até aqui, apostando na estrutura e eficiências logísticas geradas pelo adensamento de rotas, bem como na multicanalidade, para entregar resultados relevantes e geração de valor no longo prazo.

“Com este movimento avançamos para estados ainda inexplorados pelo Grupo. Assim, ampliamos nosso mercado endereçável. Considerando o total da população dos estados onde atuamos, saímos de 28,3 milhões para 66,1 milhões de habitantes, uma adição de 37,8 milhões de pessoas , ou +133,7% em relação aos mercados atualmente atendidos por todos os nossos formatos”, diz a empresa em nota.

Somente no segundo trimestre do ano, a empresa inaugurou 12 lojas, ante 10 unidades inauguradas no mesmo período de 2020. Com isso, o Grupo totalizou a inaguguração de 45 lojas nos últimos 12 meses, o que totalizou 182 unidades ao final do trimestre. Um dos grandes destaque no período foi a inauguração da primeira loja no Ceará, um Mix Atacarejo, na cidade de Tianguá.

O lucro líquido no segundo trimestre do ano atingiu R$ 191 milhões, uma queda de 2,5% ante o mesmo período de 2020. A receita bruta de vendas cresceu 24,9%, para R$ 4,2 bilhões. O Ebitda ajustado apresentou leve expansão de 0,5%, subindo para R$ 255 milhões.

No período, o segmento de Varejo, que inclui supermercados, hipermercados e lojas de vizinhança, registrou uma receita bruta de R$ 1,2 bilhão, com um aumento de 40%. O segmento representou 29% da receita bruta total, contra 26% no 2T/20.

O resultado foi beneficiado, principalmente, pela abertura de 15 novas lojas entre o 3T/20 e o 2T/21. Dessas aberturas, 9 foram de lojas de vizinhança. O formato de vizinhança tem um papel fundamental na estratégia de adensamento de rotas e um grande potencial para o seu desenvolvimento, tanto nos estados onde já atua como em novos mercados. As lojas existentes também contribuíram para a performance do período, com um crescimento de 6,0% no 2T 21.

O segmento de Atacarejo (cash and carry) manteve seu forte ritmo de crescimento e registrou um aumento de 29% na receita bruta do 2T/21, que totalizou R$ 2 bilhões. O segmento é o mais representativo do Grupo, com uma participação de 48% na receita bruta total (+2 p.p. em comparação ao 2T/ 20).

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