Execução na gôndola

Redação SA Varejo – redacao@savarejo.com.br -

Plataforma permite monitorar o espaço de produtos nas prateleiras e a velocidade de reposição de cada item. Indústrias já estão usando a ferramenta

Com uso de inteligência artificial, a startup brasileira Shelfpix criou uma plataforma de reconhecimento digital de imagens para medir automaticamente a execução na gôndola, entre outros indicadores. Por meio de um smartphone, a plataforma captura imagens das gôndolas, reconhecidas por fotos ou vídeos, e transfere essas imagens para servidores. As informações são processadas por algoritmos de rede neural, que realizam milhares de operações. Em questão de segundos, a tecnologia gera os relatórios desejados: espaço destinado a cada produto, velocidade na reposição dos itens, dados sobre planograma e ruptura, entre outros. A tecnologia, segundo o diretor da Shelfpix, Hildo Rocha, já está sendo implementada por grandes indústrias de bens de consumo. “Nossa proposta é fazer uma auditoria rápida e de alta qualidade sobre os investimentos realizados no ponto de venda. A competição pela exibição dos produtos é intensa e desafiadora, e o processo de digitalização é inevitável para o sucesso”, afirma.