Emprego novo: saiba como não ser demitido

Reportagem SA+ -

Cuidado começa no processo de seleção e não depende apenas de quesitos técnicos

Somos contratados por critérios técnicos e demitidos por fatores comportamentais. Esse ditado, muito propagado na área de RH, costuma ter bastante fundamento. Ricardo Haag, diretor da empresa de recrutamento de executivos Page Talent , explica que a rotina de trabalho, a gestão e as entregas diárias são técnicas, por isso boa capacidade nesse aspecto é, certamente, algo importante. Porém, isso não é o suficiente para a obtenção de sucesso em uma empresa.

A forma como o perfil comportamental do profissional se encaixa na cultura organizacional da empresa é outro fator decisivo para o futuro dele na companhia, destaca o especialista.  

Vai ingressar em uma nova empresa e quer garantir estabilidade por lá, reduzindo o risco de ser demitido? Então saiba que esse esforço começa durante a seleção para a vaga. "Seja autêntico durante todo esse processo", recomenda Ricardo Haag, reforçando que o candidato deve fugir de comportamentos padronizados, de falas consideradas as ideiais mas que nada têm a ver com a pessoa. Seja exatamente como você é, assim a empresa o selecionará porque seu perfil técnico e comportamental, de fato, é considerado interessante. "Se você for totalmente genuíno, a empresa vai contratá-lo porque há aderência com a companhia e, com isso, sua chance de ter sucesso no longo prazo é muito maior", explica o diretor da Page Talent. 

Fonte: Exame