Dez dicas para aumentar vendas no verão

Redação SA Varejo - redacao@savarejo.com.br -

Bebidas, sorvetes, iogurtes. São muitas as possibilidades de ganhos na estação. Saiba como aproveitá-las

O verão brasileiro é um dos períodos sazonais mais longos e importantes. E com um diferencial: ocorre entre o fim do ano e o início do seguinte, quando as pessoas estão mais propensas a consumir.

Seja pelo fator psicológico de um ano estafante e o desejo de relaxar e se “presentear”, seja pela maior disponibilidade de renda, com o recebimento do 13º salário. Soma-se a isso o fato de muitas pessoas saírem de férias nessa época. Realizar compras corretamente no período para evitar ruptura é o básico. Também é importante incentivar a compra nas lojas. Nesta reportagem, trazemos recomendações e ideias para acelerar ainda mais o giro de produtos que têm boa saída na estação.

10 dicas

01. Uma das categorias que podem ganhar maior destaque é a de sucos prontos. Além de garantir uma boa reposição e variedade de segmentos (de néctares até as versões naturais e integrais), a comunicação dos diferentes tipos na gôndola pode ser mais “emocional”. Um supermercado da França segmentou os sabores de uma maneira criativa: para o prazer (romã, abacaxi, kiwi, etc.) e para o bem-estar (morango e frutas vermelhas). As demais são identificadas por placas com seus respectivos nomes, como maçã e laranja

02. Fique atento à segmentação da gôndola em sucos prontos. Dados da Coca-Cola , fornecidos para a edição de Categorias de SA Varejo, publicada em março deste ano, indicam que o espaço ocupado pelos produtos deve ser dividido da seguinte forma:

30% sucos para consumo individual

70% sucos para consumo familiar

03. Refresco em pó é uma outra categoria cujo consumo sobe durante o verão. Nessa época, é comum ocorrer ruptura. Veja a seguir algumas recomendações, também da edição de Categorias de SA Varejo, de março deste ano, com base em informações da Mondeléz :

  • Adequar o sortimento de marcas e sabores
  • Elevar a visibilidade da categoria, adaptando o espaço conforme as vendas na gôndola e sinalizando bem o preço
  • Utilizar pontos extras para elevar a exposição, reduzindo a falta da bebida

04. Dê um empurrãozinho na compra de inseticidas e repelentes criando espaços extras com os dois produtos. Dessa maneira, quem compra o primeiro acaba se lembrando do segundo. É interessante fazer cross merchandising com categorias que têm maior giro. Por exemplo: inseticida perto de multiúso ou repelente com protetor solar ou hidratante para o corpo. Criar kits também pode ajudar a garantir maiores vendas

05. Cervejas especiais e premium. Apostar em displays modernos e atraentes, que comuniquem diferentes momentos de consumo, é uma alternativa para vender mais esse segmento que tem crescido nos últimos anos. O momento é ideal para isso, pois o consumidor pode se dar ao luxo de comprar um produto de maior valor agregado, o que também ajuda a rentabilizar a loja

06. Uma forma de aumentar o tíquete médio da categoria de cervejas, e também da loja como um todo, é criar kits, estimulando o consumidor a experimentar diferentes tipos da bebida

07. Protetor solar é outra categoria que tem sua importância aumentada no verão. Segundo fabricantes, é preciso ficar atento a alguns pontos:

  • Contemple marcas que têm credibilidade junto ao consumidor. Como é utilizado direto na pele, a pessoa não se arrisca com produtos que não conhece
  • Garanta variedade de segmentos, para atender os diferentes momentos de consumo, como proteção, bronzeamento ou pós-sol
  • Conte com versões para crianças. As mães preferem produtos específicos para elas
  • Incentive a venda de protetores de maior valor agregado para elevar o faturamento

08. Com o aumento da complexidade no sortimento de iogurtes – existem desde os tradicionais até gregos e versões orgânicas –, contar com uma boa sinalização de cada segmento ajuda o shopper a encontrar o que procura. E mais: contribui também para chamar a atenção para versões que ele não conhecia ou que não fazia parte de seus planos comprar

09. Sorvetes. O consumo ainda é bastante concentrado no período do verão. Além da temperatura alta, determinante para as vendas, as mães costumam abrir uma exceção para os filhos, que estão em férias, permitindo que eles tomem o produto mais vezes. Uma dica para o período é dar destaque às inovações, pois é a época em que os fabricantes mais investem na categoria. É possível ainda aumentar o tíquete médio fazendo cross merchandising com itens complementares, como bolos (industrializados ou de produção da loja), coberturas, farofa doce, confeitos, castanhas, etc. Confira um pouco mais sobre a categoria:

1 bilhão Quanto deve movimentar o mercado em 2019

0,7% Deverá ser a alta em relação a 2018

5,2 litros/pessoa Consumo per capita estimado para este ano

10. Produto com forte apelo à saúde, a água de coco também precisa de atenção na exposição e na definição do sortimento. Avalie bem o que vende na sua loja e analise a sua concorrência. A Pesquisa de Preferência, de SA Varejo, que mede a lembrança do supermercadista em relação às marcas, também pode ajudá-lo. Veja alguns resultados do último estudo, disponível em nosso portal*:

  • Kero Coco: líder nacional
  • Índice de preferência das três primeiras marcas: 79%
  • Maior crescimento: Ducoco – 5,6 pontos percentuais

Dados: share of mind - www.savarejo.com.br

 

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