Cronograma instável faz mal à saúde dos trabalhadores

Reportagem SA+ -

O problema foi identificado em um estudo internacional realizado com funcionários da Gap

Funcionários de empresas varejistas são mais saudáveis quando têm escalas de trabalho estáveis. Essa é a conclusão de um estudo das Universidade da Califórnia - Hastings College of the Law , Universidade de Chicago e Universidade da Carolina do Norte . O levantamento, realizado com empregados da varejista Gap , constatou que alguns fatores levam as equipes ao estresse, como imprecisão dos turnos, ter de ficar de prontidão para algum chamado do trabalho, necessidade de ficar a toda hora reorganizando atividades pessoais, poucas horas de sono, entre outros fatores.

Para se ter uma ideia, segundo o estudo, 47% dos colaboradores disseram que os turnos de trabalho interrompiam seu sono, enquanto 60% relataram sintomas físicos de estresse, como dores de estômago ou de cabeça que não estavam associadas a outras doenças. Além disso, 39% das mães e 56% dos pais tiveram que cancelar compromissos em algum momento nos três meses anteriores à pesquisa, devido aos horários de trabalho.

Ações corretivas
A partir desses dados, a Gap promoveu algumas ações para reduzir esses problemas. Entre eles, eliminou o aviso de turnos por meio de ligações, aumentou as opções de meio-período, autorizou a troca de turno por intermédio de aplicativo e disponibilizou as escalas de trabalho com antecedência de duas semanas para os colaboradores poderem se organizar.

Alguns resultados alcançados:

- Aumento de 7% das vendas e 5% da produtividade

- Melhoria na qualidade do sono

- Queda de 15% no número de funcionários com filhos vítimas de estresse

Exemplo do Walmart
Para combater o problema, o Walmart adotou uma solução que permite aos funcionários ter maior previsibilidade, flexibilidade e controle sobre os horários trabalhados. Trata-se de um aplicativo que pode ser acessado pelos celulares dos funcionários, no qual é possível checar seus turnos, se inscrever ou trocar escalas com outros funcionários quando possível. 

 

Fonte: Retail Dive