Como a tecnologia melhora a comunicação entre indústria e varejo para romper barreiras na cadeia de suprimentos

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Esse contato estreito é fundamental para evitar prejuízos e garantir bons resultados

Não ter o produto disponível nas gôndolas pode custar caro. Por isso mesmo, as indústrias precisam acompanhar de perto a performance de seus itens em lojas de todo o país, atuando de maneira eficiente para evitar a indisponibilidade de mercadorias (ruptura), reduzir índices de estoque virtual, identificar e escoar itens sem venda, aumentar o giro de seus produtos, e assim por diante. A comunicação estreita entre indústria e varejo é fundamental, portanto, para evitar prejuízos e garantir bons resultados.

Isso só é possível quando a indústria conta com dados confiáveis, precisos e objetivos para nortear suas ações. Empresas têm se dedicado a desenvolver soluções tecnológicas para a gestão da cadeia de suprimentos, ponta a ponta. Graças a essas ferramentas, que implementam inteligência artificial para monitorar diariamente o desempenho de cada produto, muitas empresas já estão colhendo resultados surpreendentes.

A Linea Alimentos, por exemplo, cujo catálogo tem cerca de 150 itens, com mais de 20 opções de adoçantes, vinha apresentando um índice elevado de estoque virtual, isto é, de produtos adquiridos pelas lojas, mas que não iam para as prateleiras. Isso gera alguns problemas – a começar, pelo fato de que os clientes podem não encontrar um produto desejado, embora, para o varejista, conste que seu comércio oferece aquele artigo.

A Linea apresentava índices de 15% a 20% de estoque virtual, a depender do mês. Isso se explica em parte porque a categoria da empresa – alimentação saudável – tem um giro menor e, consequentemente, não é o foco da maioria dos supermercados. As ferramentas tradicionais de medição de compra e abastecimento tampouco ajudavam, pois não consideram a reposição de produtos nas prateleiras.

Por isso, a Linea firmou uma parceria com a RT Vendas, responsável pelo time de merchandising da Neogrid, e iniciou um trabalho junto aos promotores, gerentes de lojas e supervisores para reduzir o nível de estoque virtual da empresa. Com base em indicadores precisos, que permitem acompanhar a disponibilidade de cada produto nas prateleiras, a empresa obteve resultados excelentes.

Em algumas semanas, o estoque virtual médio da Linea foi reduzido de 16% para 3%. Com maior exposição nas gôndolas, o número total de vendas também aumentou. Isso mostra bem o impacto que a solução tecnológica certa pode ter sobre o desempenho de uma companhia.

Outro bom exemplo é a parceria entre a Neogrid e a Santa Helena, maior indústria de produtos à base de amendoim do país. A Santa Helena é uma marca consolidada, com quase 80 anos de história no mercado brasileiro, mas enfrentava o desafio de reduzir o número de produtos em estoque sem saída de vendas.

A solução veio por meio de uma ferramenta para visibilidade no varejo desenvolvida pela Neogrid. Com ela, é possível acompanhar, dia a dia, a performance de cada produto em cada ponto de venda. Focando as atenções no indicador de Item Sem Venda (ISV), a empresa pôde seguir de perto o desempenho de seus produtos nas mais diferentes lojas, recebendo inclusive um alerta automático no caso de alterações expressivas no índice ISV de quaisquer produtos.

Contando com esses dados concretos e precisos, a equipe da Santa Helena pôde aumentar a disponibilidade de seus produtos em pontos de venda decisivos, melhorar a assertividade e rapidez de sua cadeia de abastecimento e reduzir o estoque de produtos com giro baixo. O bom resultado pode ser expressado em números: em um mês de implementação da solução Neogrid, a empresa reduziu seu indicador de Item Sem Venda em 34,2%.

Esses casos mostram como a comunicação eficiente entre indústria e varejo, mediada por soluções tecnológicas cada vez mais abrangentes, oferece vantagens mútuas como redução de custos, aumento da produtividade, otimização de processos e de tomada de decisões. Além disso, coloca as empresas na trilha do crescimento econômico.

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