Com frete mais caro, surgem novas estratégias de transporte de mercadorias

Reportagem SA+ -

Adoção de frota própria tem sido a alternativa mais procurada

As incertezas em relação à nova tabela de frete mínimo têm forçado as empresas a pensar em novas soluções para o transporte de mercadorias. Pesquisa da consultoria Integration com 27 companhias cujos gastos com frete somados chegam a R$ 2 bilhões,  revelou que 70% delas estudam novas estratégias para transportar de produtos, entre as quais aquisição de frota própria, compra de transportadoras e até utilização de novos modais de transporte.

A solução mais comum entre as empresas consultadas é a busca por uma frota própria de caminhões, iniciativa citada por 57% das companhias pesquisadas. Alguns profissionais do mercado, no entanto, discordam da eficiência dessa solução. “A opção de adquirir frota própria pode colocar as empresas num problema maior”, afirma João Moretti, sócio da empresa de soluções logísticas Agrega Tech, argumentado que as companhias passarão a ter de lidar com outros custos, como o de manutenção dos veículos e de pessoal para operar a frota.

O pessimismo em relação aos custo com logística é comum na maioria das companhias. Para 55% das empresas ouvidas pela Integration, os gastos com transporte terão elevação acima de 20% com as novas regras. 

Fonte: Estadão