Cervejas especiais terão mais espaço neste Carnaval

Reportagem SA+ -

Tendência é de aumento nas vendas dos rótulos premium nos supermercados

Desde sempre as marcas mais populares de cerveja patrocinam eventos e transmissões de televisão durante o Carnaval. Mas na festa deste ano, as versões premium e especiais terão espaço maior em comparação com a divulgação dada a elas nos últimos.

Todas as principais cervejarias terão ações com foco em diversos rótulos de seu portfólio. Não chega a ser uma surpresa, afinal as cervejas especiais ganham importância em uma das categorias mais relevantes para o setor supermercadista no Brasil. Dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) mostram que, entre 2014 e 2018, a participação das cervejas especiais nas vendas saltou de 5% para 13%.

"O mercado de cervejas especiais cresce de 20% a 25% ao ano e deve continuar ganhando um a dois pontos percentuais por ano, com a recuperação da economia", analisa Paulo Petroni, diretor-executivo da CervBrasil . Ele classifica o efeito do período de Carnaval como uma espécie de décimo terceiro mês de vendas para o setor cervejeiro. Petroni estima aumento de 5% na data sazonal deste ano, em relação ao Carnaval do ano passado.

O avanço das cervejas especiais é bastante percebido no GPA. Na bandeira Pão de Açúcar, esse segmento já representa 45% das vendas totais de cerveja, com relevância maior até do que das pielsen. De acordo com Fabio Rosa, diretor comercial de líquido do GPA, o próximo passo é potencializar as especiais em todas as lojas da companhia. Para este Carnaval, o GPA espera avanço de 30% nas vendas de cervejas especiais nas bandeiras Pão de Açúcar e Extra. Um avanço bem superior aos 10% de crescimento estimados para a comercialização de cervejas como um todo. 

 

Fonte: Valor Econômico