Categoria de fondue tem papel importante no aumento do tíquete médio nesta época do ano

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Confira dicas para trabalhar bem esse produto que é aspiracional no inverno e garante boa rentabilidade ao varejo

O inverno chegou e, com ele, vem a sazonalidade no consumo de alguns produtos. O principal deles é o fondue, cujas vendas já haviam subido 9% até maio deste ano (Fonte Scanntech YTD Maio’22) e devem crescer ainda mais agora que o clima frio é recorrente. 

O consumo no lar é o mais democrático por possibilitar desembolso menor do que nos restaurantes. E quem coloca fondue no carrinho de compras costuma levar também outros produtos de alto valor agregado, como vinhos e pães artesanais. Por essas razões, fondue não pode faltar nos supermercados neste período e deve receber cuidado especial na execução.

No portfólio da Vigor, fondue de queijo e de chocolate têm espaço. Ambos são extremamente saborosos, com textura cremosa e muito práticos: é só aquecer e já estão prontos. Uma dica importante para o varejo é reservar um bom número de frentes na seção de queijos, para que os shoppers não deixem de ter contato visual com esse produto aspiracional no inverno, que representa venda adicional e garante alto tíquete médio e boas margens.

Pontos extras também são fundamentais para gerar compra por impulso. Isso pode ser feito, por exemplo, posicionando o Fondue de Chocolate Vigor junto a frutas (foto) e com o Fondue de Queijo Vigor perto dos pães. O cross merchandising com réchauds também gera associação direta por parte dos shoppers e estimula um aumento ainda maior no tíquete médio.

Queijos Especiais 

Outro segmento importante nesse período é o de queijos especiais. As vendas vêm crescendo o ano todo, mas durante o inverno há probabilidade de que mais consumidores façam o trade up dos queijos simples para variedades como Brie, Emmental, Gruyère, Gouda, Parmesão e Gorgonzola. A Vigor trabalha com estes e outros tipos, em embalagens grandes e fracionadas, o que permite o consumo in natura ou na preparação de receitas como carnes, saladas, massas, hambúrguer e outros sanduíches.  

Trabalhar com amplo sortimento de queijos especiais, de uma marca conhecida e admirada pelo público como Vigor, é um estímulo importante à experimentação. Sugerir receitas e promover degustações – sempre que possível – são outras iniciativas recomendadas para aumentar a conversão de compra.

E como o paladar não retrocede, quem chegar à categoria de queijos especiais neste inverno tende a seguir consumindo esse segmento lucrativo o ano todo.