Carne se torna produto de luxo e vira alvo de furtos

Reportagem SA+ -

Levantamento da Gunnebo mostra aumento de 1000% em valor nominal de perdas no ano

Foto: istock

Levantamento realizado pela Gunnebo, empresa de proteção eletrônica para o varejo, por meio do Gatecash, sistema de monitoramento para a frente do caixa, mostra que entre janeiro e junho deste ano houve um aumento de cerca de 1000% em valor nominal de perdas em carne, quando comparado ao semestre anterior (julho a dezembro de 2020).

“Hoje, a cada 200 vídeos analisados diariamente pelo Gatecash, identificamos dez eventos (5%) do setor de açougue sobre o total registrado, oriundos de erros operacionais, indícios de furtos e desvios dos funcionários”, revela Vanessa Urbieta, gerente de Produtos da Gunnebo.

De acordo com a executiva, as carnes sempre foram consideradas produtos de alto risco (PAR), devido ao mercado paralelo muito ativo e as particularidades do setor, como a qualidade dos produtos e a sua manipulação. “Com o agravamento da crise causada pela pandemia, elas se tornam um alvo predileto para desvios e furtos”, afirma.

Vanessa ressalta que para prevenir as perdas é necessário investir em sistema/solução de tecnologia para identificar as fraudes e desvios e proteger os produtos no setor com etiquetas antifurtos em um ambiente seguro com antenas nas portas e câmeras de CFTV estrategicamente colocadas nas áreas dos balcões refrigerados.

A gerente lembra que “o que não se mede, não se controla”. “É preciso muita atenção com o setor de açougue, pois é um dos setores mais importantes na operação de um supermercado. Bem administrado, o açougue, com um bom percentual de lucratividade, é um dos principais setores para a ampliação dos resultados da loja”, pondera Vanessa.

O levantamento da Gunnebo foi executado a partir de mais de uma centena de PDVs monitorados em supermercados tradicionais de médio porte principalmente das regiões Sul e Sudeste do país. O açougue é responsável por 20% das vendas de uma loja.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                        ,                                                                                       e                                                                                       !