Após ser comprada por magnata russo, Rede Dia% terá novo presidente

Reportagem SA+ -

Executivo que comandou por seis anos a expansão dos supermercados Lidl, na Europa, vai assumir o cargo

A maioria dos acionistas da Rede Dia% aceitou a Oferta Pública de Aquisição (OPA) feita pelo fundo Letterone, comandado pelo investidor Mikhail Fridman, que passa a ser acionista controlador da empresa com 69,76% de participação

Conforme informado em fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários da Espanha, o fundo do magnata russo garantiu 500 milhões de euros em aumento de capital para a rede varejista, algo que pode ser realizado após acordo com todos os credores do Dia%. Fridman agiu rápido e já conseguiu acordo com o principal credor, o banco Santander. O milionário russo, inclusive, já assumiu o comando do Conselho de Administração do supermercado.

A direção executiva também passa por mudanças. Após apenas seis meses no cargo, o ex-CEO Borja de la Cierva pediu demissão. Em seu lugar, assumirá Karl Heinz Holland, que acumula a experiência de ter sido presidente-executivo da rede alemã de hard discount Lidl , tendo comandado a expansão da empresa na Europa entre 2008 e 2014.  O desafio do executivo será reverter os resultados ruins que o Dia% registra nos últimos meses. Além de Brasil e Espanha, seu país-sede, a Rede Dia% opera também em Portugal e na Argentina.

 

  

Fonte: Dinheiro Vivo