Aliar experiência a novos aprendizados é fundamental aos empresários do setor

Alessandra Morita e Fernando Salles - redacao@savarejo.com.br -

Dois ícones do varejo alimentar nacional, Pedro Joanir Zonta, da rede Condor, e Valdemar Martins do Amaral, do ABC, mostram a importância de ter resiliência, empatia e mente aberta neste momento

Nenhum de nós vai ser igual quando essa pandemia passar. Todos seremos mais fortes e poderemos enfrentar melhor as dificuldades.” A afirmação é de Pedro Joanir Zonta, presidente da rede Condor , com 54 lojas no Paraná e Santa Catarina. Outro empreendedor do varejo regional, Valdemar Martins do Amaral, presidente da mineira ABC , 47 lojas, vai na mesma linha: “Tenho esperança de que tudo vai melhorar e vamos sair dessa. Nosso pessoal está aprendendo demais. Descobrimos na empresa pessoas que querem e têm vontade de crescer. Eu mesmo aprendi, desaprendi e estou reaprendendo”, diz.

O depoimento desses dois varejistas mostra o quanto ter resiliência, empatia e mente aberta para entender as mudanças é importante para atravessar o que vem por aí. Ouvir o outro e acalmar a ansiedade de quem ainda é jovem e passou por bem menos crises é algo que também será necessário. Em sua experiência, por exemplo, Valdemar já vislumbra um caminho para o resultado das empresas. “Nosso lucro virá das perdas”, afirma. Segundo ele, o cenário de médio prazo é de escassez para o consumidor, levando a restrições de consumo, o que exigirá maior eficiência do varejo.

Zonta também vê o shopper reduzindo a compra de itens menos essenciais devido ao avanço do desemprego. Por conta disso, a estratégia do Condor tem sido parcelar em seis vezes no cartão as compras de alimentos. “Dessa forma, sobra um dinheiro para pagar água, luz e aluguel até que volte ao normal”, explica.

PEDRO JOANIR ZONTA
Presidente da Rede Condor (PR), 54 lojas

VALDEMAR MARTINS DO AMARAL
Presidente do ABC (MG), 47 lojas

Esta matéria integra reportagem especial de SA Varejo sobre transformações profundas, quebra de paradigmas e evoluções no varejo na pandemia que permanecerão gerando impactos. Clique nos links para conferir todos os textos: 

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