Vantagens do CRM para supermercados vão além de ofertas personalizadas

Sergio Alvim -

Ao contrário do que se imagina, há inúmeras vantagens do CRM para os negócios, que vão além de ofertas personalizadas e que culminam em um resultado melhor na última linha do balanço. A seguir, alguns exemplos:

1- Melhorar capital de giro e rentabilidade a partir da gestão de estoque e negociação com a indústria. Afinal, o CRM permite saber a demanda de cada produto, em cada loja e a cada período do mês. Com essas informações, o supermercado deixará de comprar o que não vende.

2- Adequar formatos de lojas: a rede americana Tesco é um bom exemplo. Com um CRM completo, adequou os formatos às diferentes necessidades do cliente: menores, atendem compras de passagem; maiores, grandes volumes de compra e preço; e médias, para compras semanais

3- Notificar gestores e o pessoal responsável pela execução sobre vencimentos de acordos.

4- Otimização de recursos: o CRM reduz as tarefas burocráticas e a equipe fica mais disponível para pensar em melhorar a rentabilidade e as vendas.

5- Integração de informações: não apenas o marketing conhece o consumidor, mas todos os departamentos passam a ter dados sobre ele.

6- Facilita tomada de decisão: o cruzamento de dados permite fundamentar ações.

O que mais podemos acrescentar à lista?