9 motivos para agregar inteligência aos processos comerciais da sua rede

Sergio Alvim -

1. sinergia e visão integrada entre as áreas (pricing, trade mkt, GC, comercial)

2. maior detalhamento de dados o que faz a área de compras agir pautada por informações e em convergência com a estratégia traçada pela rede

3. visões simplistas perdem espaço

4. comercial também deixa de enxergar somente o aspecto transacional e passa a atuar com maior foco na negociação com as indústrias

5. isso abre caminho para o trabalho colaborativo com os fornecedores

6. otimização de preços regulares e promocionais

7. insights para elevar sell-out

8. aumento do giro e rentabilidade

9. redução de ruptura e excesso estoque

E sabe como sua empresa consegue implementar Inteligência Comercial? O primeiro passo é criar uma área específica ou células com atuação de equipes multidisciplinares.

Também é fundamental a presença de gestores com visão abrangente, que entendam as movimentações do mercado e observem a dinâmica das categorias.

Ferramentas tecnológicas; coleta estruturada de dados; analistas de dados (os caçadores de oportunidades); planejamento; troca de informações também são pontos de alta importância.