Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Vigor

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

  • Segmentar a categoria de acordo com as preferências do shopper: variedade de sabores, marca, target do consumo e preço
  • Recomenda-se dupla exposição. Exemplos: além do ponto natural, é possível expor o iogurte grego com sobremesas, enquanto as versões zero gorduras podem estar também com itens saudáveis
  • Até 4 checkouts: mínimo de 5 sabores, com foco nos sabores de maior giro
  • Premium/gourmet: foco nos sabores mais vendidos de regulares e zero gorduras
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E / Atacarejos: substituir os SKUs de ruptura por outros da mesma subcategoria para garantir o melhor mix no PDV
  • Hipermercados: focar a diversidade de sabores
  • Lojas de proximidade: sortimento mínimo com foco nos sabores de maior giro

    Fonte: Book de Exposição Vigor

  • Implementar modelos preditivos, CRM e oferta direcionada de acordo com o perfil e a jornada do consumidor
  • Utilizar algoritmo de busca para sempre exibir os itens mais relevantes
  • Promover a manutenção da base de produtos sempre atualizada, incluindo imagens, fotos e descrição
  • Conteúdo: disponibilizar as informações do produto para o consumidor, tal como a tabela nutricional, em parceria com a indústria 
  • UX (experiência do usuário): garantir navegação simples e fácil, respeitando e facilitando a jornada de compra do shopper
  • Adotar cross selling de acordo com o perfil do shopper
  • Garantir que as páginas facilitem a compra/ busca, inserindo divisões. Exemplos: saudáveis, para crianças, para a família, etc.
  • Lembre-se de que a diversidade de sabores, a consistência e a marca são fundamentais para a conversão de vendas dessa categoria
  • Daí ser recomendado adotar uma exposição que valorize a árvore de decisão, facilite a escolha do shopper e contribua para o aumento de sua cesta
  • Convém ainda, ao expor, manter os produtos em pé, facilitando a visualização do sabor e da marca
  • Sinalize promoções. Redes maiores podem buscar ofertas a partir de 5 unidades, uma vez que a média é de 4 unidades por compra

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Vigor
  • 2 Nestlé Grego
  • 3 Danone
  • 4 Batavo
  • 5 Itambé
  • 1 Vigor
  • 2 Nestlé
  • 3 Danone
  • 4 Batavo
  • 69,3 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2022
  • Itambé 4,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2022 - pp(1)
  • Vigor LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA + Ecossistema de Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.799 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

419

NÚMERO DE RESPONDENTES

Vigor Alimentos
DPA
Lactalis do Brasil
Danone
Laticínios Carolina

OUTROS FORNECEDORES

Atilatte (Laticínio Atilatte Ltda)

(11) 4538-0107

www.atilatte.com.br

vendas@atilatte.com.br

Betânia (CBL - Alimentos S/A)

(85) 4011-6100

www.cblalimentos.com.br

sac@cblalimentos.com.br

Canto de Minas (Laticínios Canto de Minas Ltda)

(34) 3271-9300

www.cantodeminas.com.br

comercial@cantodeminas.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade