Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Barilla e Especial Categorias 2022 (M. Dias Branco)

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

Educar o shopper, já que 50% ainda não conhece as diferenças entre grano duro e grano tenro, como explica a Barilla

• Abrir o fluxo com as massas grano duro

• Em seguida acomodar as de sêmola com ovos e, então, as de sêmola

• As massas comuns devem ficar no fim do corredor, na parte de baixo do expositor

• Expor as massas cortadas na vertical

• As massas para rechear devem ficar na metade da gôndola para cima, à altura dos olhos do shopper

• O espaço da metade para baixo deve ser ocupado pelas massas longas

  • Até 4 checkouts: recomendável massas com ovos e grano duro, em duas ou três versões, sopas e lasanha, com variações de pelo menos duas marcas, mainstream e low price, de acordo com a região
  • Premium/gourmet: grano duro em diversos cortes, inclusive diferenciados como bucatti e conchiglioni,além de ninhos, massas com ovos, sopas e lasanha. É recomendável buscar marcas premium dentro desse segmento e de duas a três para massas caseiras. Não incluir comum/semolado
  • Hipermercados: grano duro em diversos cortes,como espaguete, penne, fusilli e farfalle, ninhos, massas com ovos, sopas, lasanha e comum/semolado. Incluir versões como furadinho, parafuso,borboleta e caracol. Caseiros pelo menos três marcas.Recomendável buscar marcas em todos os tiers de preço - low, med e high) - e opções no mercado com apelo para a saudabilidade - multigrãos,  integrais, sem glúten e low carb 
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: grano duro, ninhos, massas com ovos, sopas, espaguete 8 e 9, parafuso, furadinho (longas), pena, borboleta e lasanha. Buscar marcas mainstream e/ou low price, ao menos uma marca para caseiros e opções saudáveis
  • Lojas de proximidade: a clusterização deve sempre seguir o perfil do shopper da loja. Se a loja está em perfil A/B, cortes de grano duro, massa com ovos, uma marca de caseiro, sopas e lasanha. Não incluir comum/semolado. Buscar ao menos duas opções de saudáveis. Se a loja está em perfil C/D, incluir comum/semolado e escolher tanto marcas low price como mainstream. No segmento saudáveis, integral e sem glúten
  • Atacarejos: grano duro, comum/semolado, massas com ovos, ninhos, espaguete 8 e 9, furadinho, parafuso, pena, borboleta, lasanhas, sopas, integral, sem glúten e a partir de duas marcas de caseiro. Recomendável buscar marcas com melhor relação custo-benefício agregado
  • Oferecer uma árvore de decisão (a mesma da loja física) fluida na navegação, dando sequência aos níveis de detalhamento
  • Zelar por um sortimento que respeite a clusterização, evitando assim os níveis de ruptura
  • Manter imagens atualizadas explorando as opções de imagens secundárias para levar conteúdos de valor, como a diferença entre os tipos de massa, e despertar o “apetite appeal” do e-shopper
  • Contemplar a categoria de massas nos calendários promocionais, elegendo datas importantes e levando call to action por meio dos banners de home e categoria
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade