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Categoria

Fonte: Coca-Cola

  • Iniciar com produtos especiais, como Coca-Cola vidro 250 ml, Schweppes 250 ml e tônicas importadas, além de lançamentos individuais
  • Em seguida ficam as embalagens individuais, que devem ocupar 40% da gôndola, começando pela versão cola ( 70% do espaço) e sabores fica com 30%
  • Quanto ao tamanho, as embalagens individuais dessa parte são as de até 600 ml, sendo 10% para 500 ml/600 ml, 15% 310/350ml e 15% 250 ml
  • A divisão de sabores (Cola e Sabores) deve obedecer à proporção de 60% regular e 40% sem açúcar/zero
  • Os itens individuais devem estar posicionados na vertical, acima dos mais baratos
  • Disponibilizar os packs nas últimas prateleiras, ocupando um espaço de 50% dos itens individuais
  • Após embalagens individuais, iniciar o espaço familiar (1L ou mais), que representa os outros 60% do espaço total de exposição da categoria
  • O espaço familiar, diferente do individual, deve ser disponibilizado na horizontal, indo das embalagens de menor litragem até as de maior litragem (sentido fluxo) 
  • A divisão entre sabores e versões permanece igual à da individual, 70% cola e 30% sabores, 60% regular e 40% zero/baixa caloria/sem açúcar
  • Para packs dos familiares deve-se reservar 25% do espaço, com ênfase em packs duals, sempre ao lado do SKU referência
  • Marcas dos mesmos fabricantes tendem a ter venda correlata
  • Agrupar por fabricante, iniciando com as marcas mais vendidas, de maior valor até as menos vendidas
  • Organizar o site/app tal como a estrutura da loja física
  • Trazer combinações para diferentes ocasiões de consumo (refeição, lanche adulto, churrasco)
  • Recomendar alimentos nas compras de bebidas
  • Até 4 checkouts: ênfase em produtos de até 600 ml
  • Premium/gourmet: incluir embalagens de vidro e produtos sem açúcar e tônicas em geral
  • Lojas de vizinhança classes C/D/E: foco em embalagens retornáveis e embalagens familiares
  • Hipermercados: lançamentos fazem um papel relevante no desenvolvimento da categoria
  • Lojas de proximidade: ênfase no consumo imediato e gelado. Alta demanda de tônicas para mixologia (combinação com destilados em geral)
  • Atacarejos: prioridade para multipacks, no individual com 6 unidades e familiares de 4 a 6 unidades

11% em volume 9% em valor é o aumento das vendas após aplicação do GC

  • Dedicar maior espaço para produtos sem açúcar/baixa caloria/zero, pois redução de açúcar é uma tendência de consumo
     
  • Como maiores adjacências são entre marcas do mesmo fabricante, packs mistos são indicados para alavancar vendas incrementais
     
  • Dosagens menores ganham preferência, gerando um aumento do consumo de produtos individuais e que pode ainda ser alavancado por meio de packs com 6 unidades preferencialmente

Algumas das redes que já implementaram essa árvore apresentaram os seguintes incrementos

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Coca-Cola **
  • 2 Guaraná Antarctica
  • 3 Fanta
  • 1 Coca-Cola *
  • 2 Guaraná Antarctica
  • 3 Pepsi
  • 4 Fanta
  • 85,86 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2022
  • CocaCola 7,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2022 - pp(1)
  • Coca-Cola LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA + Ecossistema de Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.799 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

541

NÚMERO DE RESPONDENTES

Coca-Cola Brasil
Ambev
PepsiCo
Minalba Brasil e Poty

OUTROS FORNECEDORES

Água da Serra (Água da Serra Industrial de Bebidas Ltda)

(48) 3651-2500

www.aguadaserra.com.br

sac@aguadaserra.com.br

Agua Mineral D'Fonte (Águas Minerais Rolândia - Eireli )

(43) 3255-1088

Água Mineral Sarandi (Águas Minerais Sarandi Ltda.)

(54) 3369-1200

www.fontesarandi.com.br

vendas@fontesarandi.com.br

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