Realizado por SA Varejo, o Fórum de Integração reuniu mais de 130 varejistas do Estado interessados em ampliar seus resultados
Como rentabilizar a gôndola com produtos de maior valor agregado e as oportunidades na relação com fornecedores foram as principais discussões do Fórum Baiano de Integração Varejo e Indústria, realizado no final de julho por SA Varejo em parceria com a Abase (Associação Baiana de Supermercados). O evento reuniu mais de 130 varejistas de todo o Estado que debateram de maneira intensa soluções para seus negócios com os fornecedores
Vigor
e
Heineken
.
Segundo Sergio Alvim, CEO de SA Varejo, é preciso estar atento a todos os detalhes do negócio e se aprofundar no conhecimento do consumidor. “O cliente aumenta cada vez mais suas demandas, impondo questões como: em quais canais ele vai comprar, quais categorias serão adquiridas por assinatura, quais experiências gostaria de ter nas lojas, entre outros pontos”, analisou.
Confira a seguir mais detalhes do evento.
Sergio Alvim, CEO da SA Varejo: “O varejo precisa elevar o valor das categorias, mas com foco no consumidor. Hoje, o cliente não quer mais carregar caixa de leite, ele quer receber em casa. Por isso, é preciso pensar como a tecnologia pode ajudar a atender melhor o shopper de cada loja. Sozinhas as ferramentas não fazem nada”
Troca de experiência (da esquerda para direita): Joel Feldman, presidente da Abase, João Andrade Nunes, sócio-diretor da Redemix, Allan Mira, gerente nacional de trade marketing da Heineken, e Gilney Vagula, diretor nacional de trade execução da fabricante
Plateia fotografou apresentações para não perder conteúdos apresentados no Fórum
Carlos Roberto Rondelli, presidente da rede Rondelli, que prestigiou o evento e conversou sobre varejo e negócios com Sergio Alvim, CEO de SA Varejo
Fabio Feldman, presidente da Abase, ressaltou a importância de utilizar dados e de adotar ferramentas tecnológicas para tomar decisões mais assertivas. “É preciso coletar informações e conhecer melhor o cliente para fazer ações personalizadas. O consumidor que compra cerveja premium não vai se interessar por promoção de uma cerveja mais barata”
Após apresentar oportunidades para o varejo baiano, Rodrigo Herrera, gerente nacional de trade marketing da Vigor, comentou que o objetivo da empresa é estar entre os Top 3 fornecedores no Estado
Allan Mira, gerente nacional de trade marketing da Heineken, falou sobre a evolução da empresa e dos investimentos em suas marcas, como a Schin, que tem grande relevância na região Nordeste
Em sua apresentação sobre gestão comercial, Luís Fernando Costa, consultor da Falconi, lembrou que o varejo alimentar possui margens de lucro inferiores às de outros setores da economia e apontou iniciativas para maximizar o resultado nessa área sem perder competitividade
O Fórum de Integração terminou com um acalorado debate sobre desafios e oportunidades para o varejo e as indústrias no Estado da Bahia, que teve ampla participação da plateia. Os debatedores (da esquerda para direita): Sergio Alvim (SA Varejo), João Andrade Nunes (da Redemix, que representou a Abase), Rodrigo Herrera (Vigor), Allan Mira (Heineken) e Luís Fernando Costa (Falconi)
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