Avaliação:
(0 Avaliações)Reportagem SA+ - 07/08/2023
Qual o papel do sortimento na experiência de compra? Oferecer tudo é o caminho? Um dos pontos que estão no centro da satisfação do shopper é o sortimento. Afinal, é o que em essência o consumidor busca e leva para casa. E apesar de ter tantos canais disponíveis, ele não quer ter que passar por vários para conseguir fechar sua cesta. Quanto mais puder ter a praticidade de encontrar tudo em um só lugar, ou ao menos em poucos, melhor.
> Sendo assim, uma boa experiência de compra seria aquela em que o shopper consegue comprar tudo que estava programado.
Para Lucas Barcelos, CFO do Grupo Barcelos, “em função da conjuntura econômica, a maioria das pessoas sai de casa com a lista planejada. E, além dos perecíveis, um dos diferenciais do varejo alimentar é o mix. A partir do momento que o shopper vê na gôndola produtos de diferentes preços e características, ele se sente respeitado em seu direito de escolha”.
> O sortimento diz muito sobre sua loja e é o que a diferencia.
Para Bruna Fallani, Consultora de varejo e fundadora da Shopper 2B, “o olhar e desafio que o varejo tem que ter é com o mix de produtos que convida para aquilo que você quer oferecer como loja. Vemos muitos se diferenciando com perecíveis, com um açougue e hortifrúti. Isso cria uma imagem e diz respeito a você. Dependendo de seu posicionamento, pode por exemplo oferecer bebidas para além do mainstream e incluir itens diferenciados”.
> Mas será que o oferecer tudo é o caminho?
“Cada categoria vai contar uma história. É preciso analisar loja por loja, pois acontece de a mesma bandeira em um bairro ter um público majoritariamente idoso e no outro, de estudantes. São comportamentos diferentes, e oferecer um mix igual não será assertivo”, explica Bruna.
Ou seja, vai dar match do cliente com a loja se essa lhe disponibilizar a maior parte dos produtos que ele procura para que não seja necessário ir a muitos canais.