5 indicadores de desempenho industriais para o “novo normal”

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WCA -

Com os protocolos de segurança e de saúde para a retomada parcial da economia durante a pandemia da Covid-19, as indústrias precisarão analisar seus indicadores de maneira diferente, afinal, haverá necessidade de escalas de trabalhadores em alguns parques fabris e isso pode impactar até mesmo no que chega ao consumidor.

Por isso, a importância em resgatar os ensinamentos de Robert Kaplan e David Norton, os pais da metodologia Balanced Score Card (BSC), que disseram que “o que não é medido não é gerenciado”. E gerenciamento neste momento vai definir o quanto uma empresa conseguirá reagir aos impactos da pandemia mundial.

A WCA Inteligência Comercial separou alguns dos mais importantes indicadores industriais para o “novo normal”. São eles:

  1. Eficiência global dos equipamentos (OEE) - mede a eficiência das máquinas, pois abrange pilares da operação de qualquer tipo de negócio, que são:
  • disponibilidade - frequência de produção de uma máquina sem parar por quebra ou falta de insumo;
  • desempenho - produção na quantidade prevista e no tempo ideal;
  • qualidade - quantidade de produtos entregue ao cliente com sucesso.
  1. Horas trabalhadas - essa métrica avalia as horas gastas pelos colaboradores nas atividades de produção.Com o rodízio de funcionários ou menor jornada, este indicador é importante para que a empresa possa atender todas as solicitações do mercado.
  1. Quantidade de produtos produzidos - esse indicador é um dos mais importantes, pois mostra em números absolutos o quanto a linha de produção consegue obter resultado. No caso de rodízio de funcionários, é possível comparar grupos de turnos diferentes, descobrindo qual produz mais.
  1. Tempo Médio de Reparo (MTTR) - avalia o tempo gasto na reparação de uma máquina após alguma falha. Considerando que neste momento o parque fabril certamente está trabalhando de uma maneira diferente da usual, é preciso adaptar os processos de produção ao “novo normal” e este indicador pode ajudar.
  1. Capacidade instalada - com jornadas diferenciadas, é importante saber se as máquinas estão sendo aproveitadas de forma plena, além de todos os outros recursos que envolvem a produção. Este indicador compara capacidade de produção x o que foi produzido, dessa maneira, os gestores podem escolher as melhores maneiras de retomar a produção com melhor aproveitamento.

Diferentes, mas igualmente importantes

Deu para perceber como cada indicador é importante e que neste momento de incertezas, eles serão fundamentais para auxiliar em qualquer tomada de decisão. No entanto, é possível perceber que embora igualmente importantes, eles são bem diferentes. Um mede horas, outro capacidade produtiva, e ainda tem aquele que mede três pilares diferentes em um único indicador.

No mundo real, geralmente essa análise é feita em planilhas e com inúmeros indicadores de naturezas diferentes. O grande problema está em interpretar se aquele determinado indicador está sendo ou não eficiente frente ao que foi planejado, ou seja, as planilhas não facilitam o trabalho de monitoramento da eficiência para atuar durante e não analisar e atuar no que já passou.

Outra grande dificuldade é a mensuração do desempenho de contexto, que é composto pela eficiência de um conjunto de indicadores.

Já no mundo ideal, é possível aliar a análise de desempenho à tecnologia, ganhando tempo e minimizando possíveis erros. E como isso é possível? Simples.

Imagine que todas as planilhas contendo dados de todos os indicadores acima fossem convertidas em um único dashboard que traduz os números realizados em notas de 0 a 10 em duas casas decimais e ainda atribui a essas notas, cores intuitivas que facilmente podem ser compreendidas. Dessa maneira, um gestor pode rapidamente descobrir qual turno, por exemplo, não está produzindo o esperado e assim, pode agir, evitando prejuízos neste momento tão delicado.

Essa inovação existe e foi criada pela WCA para atribuir resultantes claras de eficiência e desempenho, com justiça e chance zero de erro.

Foi assim que uma empresa de telecomunicação, por exemplo, conseguiu reduzir a despesa mensal de R$ 5 mi para R$ 1,2 mi, comparando o desempenho de diferentes call centers, campanhas, equipes, PA’s e eficiência dos indicadores.

Quer entender melhor como esta solução funciona? Agende uma apresentação do e-Decision Analytics e conheça os cases da Claro e o premiado da BRISTOL-MYERS SQUIBB, que no passado analisava apenas um indicador e começou a avaliar 8 indicadores contextualizados. Preencha o formulário abaixo com suas informações e um dos consultores entrará em contato.

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